Aveiro recebe o 1º Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica.

2024-01-19 08:00

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro recebe o 1º Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica.

Encontro no Centro de Congressos de Aveiro em dois dias (19 e 20 de janeiro de 2024) com a participação das cidades e vilas de cerâmica portuguesas, bem como representantes das Associações de Cidades Cerâmicas do resto da Europa, através do Agrupamento Europeu.

Este Agrupamento Europeu das cidades de Cerâmica reúne em Aveiro em Assembleia Geral na manhã desta sexta-feira, dia 19 de Janeiro e participará durante a tarde nos trabalhos no Congresso português. Nesta Assembleia Geral será eleito o novo Presidente do Agrupamento Europeu.

Para o Vereador da Câmara Municipal de Aveiro, Miguel Capão Filipe, atualmente Presidente da Direção da AptCVC “Aveiro vai ser neste fim de semana a Cidade da Cerâmica em Portugal; acolhemos o primeiro congresso na sua História da AptCVC, coexistindo com uma Mostra de Portugal Cerâmico através de stands onde convidamos desde já todos os cidadãos a usufruírem, pois a visita é livre. Este congresso acolhe também a primeira Cimeira de Presidentes de Câmara desta Rede”, explicou.

Estas iniciativas decorrem também no contexto de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura e da XVI Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que estará patente até 28 de janeiro de 2024.

A AptCVC é constituída por 29 Municípios Portugueses, tendo como fundadores, em 2018, Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares,

No que diz respeito a associados honorários, tem entre outras entidades a APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria (Coimbra), CENCAL - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica (Caldas da Rainha), CEPAE - Centro de Património da Estremadura (Batalha), CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e Vidro (Coimbra), DEMaC - Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro (Aveiro), ESAD.CR - Escola Superior de Artes e Design (Caldas da Rainha), PH - Património Histórico PH – Grupo de Estudos (Caldas da Rainha), SPCV  - Sociedade Portuguesa de Cerâmica e Vidro (Aveiro), Projecto SOS Azulejo e como associado honorário individual o Arquiteto Manuel da Bernarda e o mestre Manuel Cargaleiro.

A APTCVC tem como principais missões a defesa, a valorização e a divulgação do património cultural e histórico cerâmico, o intercâmbio de experiências entre os associados, o estabelecimento de parcerias, a promoção da criação artística e a difusão da cerâmica tradicional e contemporânea.

A sessão de abertura do congresso está marcada para as 14h

A inauguração da mostra “Portugal Cerâmico” está marcada para as 17h e a 1.ª Cimeira de Presidentes de Câmara da AptCVC começa às 18h.