Aveiro recebe congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

2022-09-22 15:49

Categoria: 

Concelho: 

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) vai realizar entre os dias 28 e 30 de Setembro, em Aveiro, o 5.º Congresso com o tema “Tempo da Psicologia”.

A sessão de abertura vai contar com a presença do ministro da educação João Costa, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro Ribau Esteves e o Bastonário da OPP Francisco Miranda Rodrigues.

As sessões vão decorrer em quatro espaços da cidade tendo a Praça da República como epicentro.

Edifício Atlas, Claustros da Santa Casa, Museu de Santa Joana e teatro Aveirense são os palcos deste evento.

Este é um evento de grande dimensão que vai juntar mais de mil participantes, 500 comunicações e vários especialistas nacionais e internacionais.

A nível internacional vão marcar presença, entre outros, o professor da Universidade de Princeton e escritor Eldar Shafir (“pobreza e escassez mental”), a Directora da Investigação para a ética e sociedade na Microsoft Arathi Sethumadhavan (“o impacto da inteligência artificial na humanidade”) e a presidente da Associação Ucraniana de Psicologia Valeriia Palii (“uma psicóloga num país em guerra”).

O congresso vai ainda contar com debates sobre vários temas da atualidade, como a morte medicamente assistida (Sílvia Marina, Inês Godinho, José Manuel Pureza, Hugo Lucas, Miguel Ricou e José Manuel Pureza), o Rendimento Básico Incondicional (Francisco Guerreiro, Américo Nave, Porfírio Silva, Daniel Oliveira), a semana de 4 dias de trabalho (Samuel Antunes, Rui Leão Martinho, João Cerejeira e Liliana Dias), o aumento da pena máxima de prisão (António Ventinhas, Ricardo Barroso, Olga Cunha e Joana Cerdeira) ou prostituição: legalizar ou não (Alexandra Oliveira, Ana Lage Ferreira, Miguel Costa Matos, Goreti Cardoso e Márcia Oliveira).

O Bastonário da OPP Francisco Miranda Rodrigues e Miguel Poiares Maduro vão ainda participar numa PsiTalk com o tema “Queres mudar o mundo? Psicologia e políticas públicas”.

A importância da psicologia no combate à crise climática vai também ser abordada neste Congresso.

Haverá uma empowertalk sobre “Cidades Sustentáveis: saúde, bem-estar e ambiente” e uma sessão prática sobre o psicólogo ativista no ambiente com Dalila Antunes.

A cibersegurança, a pobreza, o desporto, a sexualidade e os relacionamentos pós-covid e o jornalismo vão ser outros dos temas em discussão.

À noite haverá ainda sessões de cinema abertas à comunidade e durante o dia os participantes do congresso podem visitar projetos na região, como a Cruz Vermelha de Aveiro ou a Escola Profissional da cidade.