Aveiro: Presidente do Galitos alerta para ano difícil com obras na piscina.

2022-01-03 09:09

Categoria: 

Concelho: 

O Clube dos Galitos admite que os tempos de pandemia e as dificuldades no setor das obras públicas vão complicar a empreitada de reabilitação da piscina utilizada pelo clube.

Na mensagem de ano novo, o presidente da agremiação aveirense diz que vai valer o sacrifício mas admite ser difícil ter as obras prontas para a época 2022/2023.

Com agradecimento ao Sporting de Aveiro e à Câmara de Ílhavo que permitem ao clube manter a atividade da natação, António Granjeia alerta para as dificuldades.

“Infelizmente o tempo da obra, o tempo do Tribunal de Contas e o tempo da vida real são demasiado divergentes. Na data deste texto as obras ainda não começaram dando sinais muito preocupantes quanto ao futuro próximo, pois dificilmente, se cumprirá o prazo de estarmos em pleno na nova piscina no início da época de 2022/23. A capacidade de adaptação e resistência este ano deverá ser o nosso principal foco para podermos superar as adversidades. O motivo deste sofrimento é positivo e deverá trazer motivos de maior júbilo ao clube”.

O Galitos vive um ano 2022 de obras tendo em mãos a requalificação da fachada da sede no centro da cidade.

António Granjeia tem sido crítico da ação do Estado Português e mantém grande parte das críticas mas desta vez deixou reconhecimento pelos “sinais de alguma aproximação com a intensificação de programas de apoio que tentámos aproveitar”.

Ainda assim diz que há muito a fazer pelo reconhecimento dos clubes, dos dirigentes amadores e dos atletas e treinadores sobretudo ao nível da política fiscal.

“Cada ano que passa é mais difícil encontrar pessoas com disponibilidade para o associativismo uma vez que a tendência para o individualismo também é um mal da globalização”.Para o poder local, reservou palavra de elogio pela forma consistente como se relaciona com o tecido associativo.

Apesar de viver os anos da pandemia com as restrições que afetaram todos os setores de atividade, o clube quis fazer o reconhecimento das modalidades pelos resultados alcançados com um total de 27 títulos de campeão nacional individuais e colectivos; 9 recordes nacionais; 18 atletas nas seleções nacionais; Subida à Liga e Proliga de Basquetebol; Vários atletas nos rankins nacionais de modalidade e Treinador Campeão Europeu por equipas.

“Mesmo apesar da pandemia foi um ano de boas alegrias numa coletividade que quer continuar a servir Aveiro com dedicação”.

Para figuras do clube reservou também lugar especial na mensagem de Ano Novo.

Assinala o fim da carreira do atleta Olímpico Diogo Carvalho.

“A impressionante estatística dita que foi por 78 vezes campeão nacional em provas individuais, sendo 30 absolutos, 27 de sénior, 7 de júnior, 10 de juvenil e 4 de infantil. Bateu 127 vezes recordes nacionais, sendo 101 em provas individuais e 26 em estafetas. Representou 85 vezes a seleção nacional, de que foi o seu insubstituível capitão. Representou Portugal em 16 Campeonatos da Europa (10 em piscina curta e 6 em piscina longa), em 12 em Campeonatos do Mundo (6 em PC e 6 em PL). Esteve em finais destes campeonatos e de muitas competições internacionais, e ficam para a história, as duas brilhantes medalhas conquistadas em campeonatos da Europa. Diogo Carvalho recuperou a tradição olímpica do nosso clube quando competiu nos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim, de 2012 em Londres e de 2016 no Rio de Janeiro sempre com resultados de excelência. Obrigado Diogo”.

Foi também tempo de despedidas com Granjeia a lembrar os nomes de Carlos Jerónimo e João Ventura da Paula.

O primeiro foi presidente dos Clube dos Galitos e o segundo reconhecido remador olímpico.

Num clube dedicado à formação, o presidente diz que há uma geração de atletas a caminho do estrelado.

Destaca figuras como Carolina Fernandes, Diogo Silva e Maria Almeida (natação), Henrique Barbosa (Padel), André Ferreira e LuísAmaro (Remo).

Os Juniores André Ferreira e Luís Amaro, fizeram parte de todas as tripulações campeãs nacionais de juniores, sendo os primeiros atletas a sagrarem-se 3 vezes campeões nacionais de velocidade no mesmo ano naquele que pode ser considerado o regresso do remo do Galitos ao estrelato.

“O Galitos é, sem qualquer sombra de dúvida, o clube referência na Formação e o Clube Olímpico de Aveiro”, afirma António Granjeia.