Aveiro: PCP contra subida do tarifário de estacionamento diz que aveirenses vão começar a pagar obra do Rossio.

2024-01-29 07:42

Categoria: 

Concelho: 

O PCP manifesta “preocupação” pela subida das tarifas de estacionamento na cidade e diz que é não assim que se vai fomentar a mobilidade sustentável.

A concelhia de Aveiro manifesta discordância com os argumentos apresentados pela autarquia sobre a promoção de “maior rotatividade” na utilização dos lugares de estacionamento pago e incentivo à "utilização dos parques de estacionamento periféricos e de utilização gratuita, assim como dos transportes públicos".

“Afirmam uma coisa e o seu oposto, procurando atirar areia aos olhos do povo e dos trabalhadores que, num contexto de aumento brutal do custo de vida, vêem mais uma taxa agravada, que se junta ao aumento de 35% da taxa de resíduos urbanos”, refere o PCP.

Sobre as tarifas do parque do Rossio para residentes, de um euro por noite, o PCP entende que se trata de uma medida “penalizadora” para os que ali vivem e pensada para colocar os munícipes a pagar o custo da obra.

“Procurando esconder que os moradores tinham até então acesso aos cartões de residente e morador, ambos com um custo anual de 15.65€ e que o verdadeiro objectivo é, obviamente, favorecer o grupo privado que irá explorar aquele parque”.

Para os comunistas a utilização dos transportes públicos só será incentivada com o “alargamento dos horários e carreiras, reduzindo o seu tarifário e não com aumentos de taxas”.