Aveiro: "Número de médicos é insuficiente. Estamos saturados" - Juan Mellidez (oncologista)

2024-01-17 07:53

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A falta de recursos humanos no SNS é o elemento mais sensível na gestão dos serviços de saúde e de oncologia em particular.

Afirmação do responsável pelo Departamento de Oncologia do Hospital Infante D. Pedro que assume a saturação dos profissionais em linha com o que se regista no país.

Juan Mellidez Barroso falou sobre cancro infantil enquanto convidado no VII Simpósio do Lions Clube de Ílhavo.

Ouvido à margem deste evento, no fim de semana, o clínico admitiu que não há capacidade de resposta (com áudio)

Entrevistado pela Terra Nova admitiu diferenças na capacidade de resposta entre cancro na pessoa adulta e nos cancros pediátricos em tempo de pandemia.

Juan Mellidez explica que a Covid deixou marcas ao nível do diagnóstico e do tratamento de adultos.

Já quanto às crianças, sobretudo pela capacidade de intervenção dos hospitais pediátricos, o sistema foi mantendo a capacidade de resposta (com áudio)

O clínico admite que pode existir a tentação de sair do sistema público para o privado mas faz a defesa do SNS como espaço que sempre mereceu a preferência dos profissionais.

Admite que a degradação das condições esteja a colocar em causa essa ligação.

“O privado é alternativa mas todos queremos ficar no SNS. Conhecemo-lo e sabemos que tem recursos de qualidade técnica excecional. Fazem-se nos hospitais o que muito poucos privados conseguem fazer. Temos rede de ligação e contacto entre hospitais muitíssimo eficiente. Conseguíamos resolver problemas dos utentes e conseguíamos resolver necessidades de formação. Mas é verdade que isso neste momento está comprometido”.

“Cancro Infantil – Lions no Apoio às Famílias” foi o mote do evento no âmbito da celebração do 15.º aniversário do Lions Clube de Ílhavo.

Andrea Bela Cardoso refere que o momento festivo ajuda a criar laços com a comunidade.

E na agenda deixa a renovação do quadros do clube como fundamental para manter essa capacidade de resposta em causas sociais (com áudio)

Lions Clube de Ílhavo a celebrar 15 anos de atividade.