O Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) de Aveiro avisa para o agravamento das condições de vida de pessoas sem-abrigo num quadro que poderá levar a um aumento de casos até final do ano.
Com cerca de 32 casos identificados, pessoas que foram instaladas em alojamentos temporários, e 26 pessoas sem teto, em condição de sem-abrigo, a cidade segue a tendência de outros locais onde a dificuldade é encontrar espaços de alojamento.
No Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, os Núcleos de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo estão na rua em ações de sensibilização.
Sandra Marques, a coordenadora do Núcleo de Aveiro, já explicou que este é um tema que deve merecer atenção mesmo não sendo um exclusivo da cidade (com áudio)
Na União de Freguesias de Glória e Vera Cruz e na Freguesia de Esgueira o programa desenrola-se em formato de peddy paper com início no Largo da Estação de Caminhos de Ferro de Aveiro e final na Cáritas Diocesana de Aveiro.
Os casos de falta de habitação surgiram como tema central logo no arranque da caminhada.
Com o quadro económico a sofrer agravamento acelerado, Sandra Marques admite tendência de agravamento (com áudio)
Iniciativa do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo em parceria com a Agora Aveiro - Associação para a Promoção da Cidadania Ativa, Escola Profissional de Aveiro (EPA) e Centro Comunitário da Paróquia de São Pedro de Aradas.
E a mensagem de alerta e sensibilização a toda a população (com áudio)