Aveiro: Estação Central recebe comboios de alta velocidade. IP diz que está garantida sustentabilidade da opção.

2021-03-25 14:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A estação central de Aveiro continuará como central mesmo depois de concretizado o projeto de ligação em alta velocidade entre Porto e Lisboa com os comboios que fizerem paragem na cidade a ser desviados da rota mais direta utilizada pelos comboios sem paragem.

A garantia foi deixada pelo vice presidente da Infraestruturas de Portugal no fórum lançado pela Plataforma Cidades para debater as soluções ferroviárias previstas para a cidade e região de Aveiro.

Os estudos da IP admitem a criação de um espaço novo de interseção, entre a linha de alta velocidade e as ligações entre Mangualde e Aveiro, onde poderá existir uma nova estação, mas com a garantia de que os comboios de alta velocidade com paragem na cidade irão ao centro num desvio que vai custar 7 a 8 minutos no total da viagem.

No ar ficam as dúvidas de quem teme a perda de competitividade e a perda de ligações de alta velocidade a Aveiro.

Carlos Fernandes, vice-presidente da IP, defendeu o modelo como o que tem mais sustentabilidade (com áudio)

A iniciativa da Plataforma Cidades contou com a participação da Câmara de Aveiro, da Universidade de Aveiro e da Fundação Engenheiro António Pascoal.

A alta velocidade vai surgir como investimento prioritário até 2030 e a primeira fase em obra será o percurso a norte entre Porto e Soure considerando já o desvio para a cidade de Aveiro.

No futuro Aveiro ficará a 20 minutos de Campanhã (Porto), a 1h06 de Lisboa (oriente) e a 1h23 de Vigo (com áudio).

Carlos Fernandes assume que as paragens previstas resultam das dinâmicas do território tendo Aveiro, Coimbra e Leiria como pólos obrigatórios (com áudio)

Nas questões levantadas contaram-se temas como o impacto ambiental, a coerência de sistemas e ligações entre diferentes áreas do território, os corredores previstos, o financiamento comunitário, a bitola das linhas, a capacidade de garantir material circulante e custos de manutenção.