Aveiro: Escola de São Bernardo cria espaço para fomentar mobilidade ciclável.

2023-05-26 07:33

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

As bicicletas no centro da celebração da semana do agrupamento de escolas José Estêvão com inauguração de um espaço de oficina em São Bernardo.

Esta sexta, às 17h00, na EB n.º2 de São Bernardo, vai confirmar a abertura de um novo espaço e conceito de promoção, a vários níveis, em torno da bicicleta e da mobilidade suave, em ambientes de co-criação, baseados na criatividade e na inovação com o “AEJE by Bike”.

Foram criados e irão ser desenvolvidos 2 conceitos e espaços: uma oficina para arranjo de bicicletas, apoio técnico e troca de experiências e um espaço de trabalho e partilha de interesses pela bicicleta (palestras, exposições, prevenção rodoviária e concursos).

“Ambicionamos promover hábitos de mobilidade sustentável, fomentar o uso da bicicleta e a educação rodoviária, através deste espaço de experimentação, inovação e empreendedorismo relacionado com a bicicleta”.

Depois de uma experiência na Gafanha da Nazaré, na escola secundária, o conceito começa a multiplicar-se noutras escolas.

Este será um projeto que coloca o aluno como principal protagonista no processo e que envolverá a comunidade educativa (autarquias, associação de pais, UA e empresas).

“Pretendemos que o AEJE by BIKE possa potenciar um ambiente educativo inovador, como espaço privilegiado de interdisciplinaridade e no aprender fazendo”, explica a direção do agrupamento.

O investimento financeiro rondou os 2000 € e teve o apoio da CMA através da candidatura à iniciativa “Uma Ideia, um Projeto, uma Ação”.