Aveiro acende luzes de natal ao final da tarde.

2020-11-30 08:00

Categoria: 

Concelho: 

O “Boas Festas em Aveiro” arranca com a iluminação de Natal e este ano um pouco mais cedo.

Sem o habitual cortejo de moliceiros e “Pais Natais”, no dia 1 de dezembro, a festa arranca esta segunda, às 17h30, com o tradicional Acender das Luzes de Rua e da Árvore de Natal no Cais da Fonte Nova.

A ligação da iluminação de Natal da Cidade e da maior Árvore de Natal de Portugal, será acompanhada simbolicamente pelo soar natalício inédito e em simultâneo dos sinos de cinco torres sineiras do centro histórico (Igreja de Jesus, Igreja da Sé, Paços do Concelho, Igreja da Vera Cruz e Igreja do Carmo).

No sábado, dia 19 de dezembro, às 18h00, 19h00 e 21h30, os céus da Cidade são inundados de luz com uma proposta única, inovadora e criativa de animação natalícia. 

“Natal nas Estrelas” é um espetáculo imersivo com drones, banda sonora e narração de Ruy de Carvalho, na voz do Pai Natal. 

O espetáculo decorrerá no Rossio e será transmitido em live streaming.

A vivência da quadra natalícia em Família será contemplada com o Cine Drive In de Natal – Infantil. 

De 21 a 23 de dezembro, pelas 18h30, no Parque de Exposições de Aveiro, as Famílias são convidadas a experienciarem o formato drive-in, com toda a envolvência de Hollywood e da fantasia de Natal, com plena componente cénica através de filmes marcantes para as crianças, não faltando as tradicionais pipocas. 

O acesso é livre, mas sujeita a inscrição prévia.

A CMA mantém-se próxima dos Cidadãos também em plena noite da véspera de Natal. 

“Deus Menino” chegará a casa dos aveirenses através das redes sociais, num filme da autoria da Vortice Dance Company, previamente realizado, com base numa produção videomapping aliada à música, dança e poesia, alusivo ao nascimento de Jesus e ao espírito de Natal, resultante de uma tour de uma das companhias de dança portuguesas com maior reconhecimento internacional e apresentações além-fronteiras.

A entrada no novo ano será marcada com o tradicional Concerto de Ano Novo pela Orquestra Filarmonia das Beiras, na sexta-feira, dia 1 de janeiro, pelas 18h00, no Teatro Aveirense, repetindo-se no dia seguinte, à mesma hora.

O programa inclui, ainda, o Concerto de Reis pelo grupo vocal Cupertinos, que se dedica quase em exclusivo à música portuguesa dos séculos XVI e XVII. O Concerto decorrerá na quarta-feira, dia 6 de janeiro, pelas 18h00, na Igreja de Jesus.

Mantém-se o “Aveiro, Sabores com Tradição” em restaurantes aderentes que são convidados a criar um menu atrativo de pratos confecionados com produtos locais identitários, que perpetuem na memória os sabores da cozinha tradicional aveirense.

O “Boas Festas em Aveiro” tem este ano um orçamento total de cerca de 190.000€, que corresponde a cerca de um terço do orçamento de 2019.

A autarquia diz que é a forma de dar “apoio à vida, à atividade social e económica do Município de Aveiro, e adequada às restrições impostas pelo Combate à Pandemia do Covid-19”.