Associação dos Antigos Alunos do Seminário de Aveiro promove conferência sobre presença de dominicanos em Aveiro.

2024-01-26 07:51

Categoria: 

Concelho: 

A Associação dos Antigos Alunos do Seminário de Aveiro (ADASA) promove, esta sexta, das 16 às 19h, na Livraria Santa Joana, uma Conferência sobre "Dominican@s em Aveiro. Perspetiva da história da arte".

A ADASA pretende a reflexão e debate, em espaço de liberdades e coexistências, em temáticas que permitam aprofundar o pensamento sobre a transformação das sociedades nas várias idades da vida.

No ano em que se evocam os 600 anos da presença dominicana em Aveiro, em parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha, Associação 9.5.9, Livraria Santa Joana e Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja, de Aveiro, será abordada a presença real da Ordem Dominicana nas perspetivas da arte com as intervenções de Aida Neves (Aveiro) e Paulo Dias (Coimbra), ambos professores no Agrupamento de Escolas José Estêvão (Aveiro)

Os conteúdos considerarão os ciclos narrativos domínicos: o caso das telas de António André em Aveiro; Arte domínica: iconografia de combate e devoção; as expressões artísticas no edificado.