Arte Nova inspira iluminação de Natal em Aveiro.

2024-01-08 13:29

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O estilo Arte Nova inspira a iluminação de Natal em Aveiro.

A autarquia faz o resumo do investimento colocado a decorar a cidade sabendo-se que este é um projeto plurianual que vai vigorar até 2025.

A proposta vencedora, da Empresa Carvalho Iluminações, de Viseu, apresentou um conceito baseado em Aveiro, destacando o Património Cultural, a sustentabilidade, a inovação e a tecnologia.

Os Ovos Moles, os Moliceiros, a Ria e os Pescadores, o Sal, os Marnotos e as Salineiras, a Natureza, todos são convocados nos motivos da iluminação de Natal

Nas ruas da Cidade há Moliceiros concebidos com motivos Arte Nova, elementos da Ria como as algas, os peixes, os crustáceos, entre outros, acoplados com os votos de Boas Festas, bem ao estilo Arte Nova presente no Museu.

Ao longo do Canal Central, surgem motivos de inspiração Arte Nova, nomeadamente os movimentos curvilíneos, a referência à natureza, aos seus elementos de fauna e flora, à harmonia e à beleza.

Já na Avenida Dr. Lourenço Peixinho está em destaque o teto de luzes, com 800 metros, que representa o céu estrelado de Aveiro.

No Bairro da Beira-Mar, homenageiam-se os pescadores, destacando o azul do mar e o amarelo das estrelas, numa evocação à fusão entre o mar o céu, a casa dos pescadores.

Nas ruas adjacentes à Avenida Dr. Lourenço Peixinho, nova evocação invertida dos moliceiros, dos marnotos e da vara que os ajuda a sulcar as águas dos Canais e da Ria.

Na Praça Marquês de Pombal, apresenta-se uma moldura inspirada numa peça de cerâmica congénere, de produção local, exposta no Museu da Cidade, feita na extinta fábrica de São Roque, que aqui é ampliada e cujos motivos de inspiração Arte Nova são aqui replicados.

Já na Rua Direita e na Rua Belém do Pará, a inspiração veio da calçada, da autoria de Jorge Pinheiro, cujos círculos se projetam, animados pelo Natal, nas decorações de ambas as Ruas e demais adjacentes.

Os presépios do Museu de Aveiro / Santa Joana e da Praça da República enfatizam os motivos de um Natal Arte Nova.

Por fim, a zona verde, entre a Sé e a Rotunda do Hospital, dá destaque aos animais presentes nas fachadas Arte Nova de Aveiro.

“Nesta edição, foram, ainda, contempladas as pontes pedonais que atravessam os Canais da Cidade, bem como todos os centros de cada uma das Freguesias e Uniões de Freguesias do Município de Aveiro, que, com a sua árvore de Natal, esse símbolo indissociável das Festividades do Natal, se unem numa lógica de comunhão de cada uma das partes que se somam e dão vida ao todo que é Aveiro”, refere nota da autarquia.