António Oliveira (OLI) é o novo presidente do Conselho Geral da Universidade de Aveiro.

2021-12-24 08:16

Categoria: 

Concelho: 

António Oliveira, CEO da OLI, empresa com sede em Aveiro e líder ibérica na produção de autoclismos, é o novo presidente do Conselho Geral da Universidade de Aveiro.

Para além de António Oliveira, na reunião de 21 de dezembro tomaram ainda posse, como membros externos coaptados do Conselho Geral da UA, Pedro Guedes de Oliveira, Maria de Lourdes Machado, Sofia du Boulay Villax de Burnay, e Vasco Sacramento.

CEO da OLI, António Manuel Moura de Oliveira, Pedro Guedes de Oliveira, membro da equipa fundadora do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da UA, ex-presidente do INESC (atualmente, INESC-TEC), e professor jubilado pela Universidade do Porto, Maria de Lourdes Machado, autora de livros sobre ensino superior não universitário, Sofia du Boulay Villax de Burnay, membro da família gestora e proprietária da farmacêutica Hovione, e Vasco Sacramento, programador e agenciador cultural são os cinco conselheiros externos, coaptados pelos 14 conselheiros internos, que passam assim a integrar o Conselho Geral da UA.

O Conselho Geral é composto por 19 membros: 10 representantes dos professores e investigadores, três estudantes, um representante do pessoal técnico, administrativo e de gestão e cinco personalidades externas de reconhecido mérito, não pertencentes à Universidade de Aveiro com conhecimentos e experiência relevantes para esta.

Os seus membros exercem o respetivo mandato pelo prazo de quatro anos, à exceção dos estudantes cujo mandato é de dois anos, não podendo em qualquer caso exercer mais do que dois mandatos consecutivos.

O Conselho Geral elege o Reitor, aprova os planos estratégicos de médio prazo e o plano de ação para o quadriénio do mandato do Reitor, bem como as linhas gerais de orientação da Universidade no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.