Anadia recebeu final do Concurso Intermunicipal de Leitura.

2024-05-20 17:49

Categoria: 

Concelho: 

Maria Inês Silva, 1º CEB, (Albergaria-a-Velha), Leonor Rosete, 2º CEB (Vagos), Vasco Timóteo, 3º Ciclo, (Águeda) e Inês Neves, Ensino Secundário, (Águeda) foram os vencedores do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), cuja Fase Final decorreu, no passado sábado, dia 18, no Cineteatro Anadia.

A sessão contou com a presença de 41 alunos, de diferentes níveis de ensino, do 1º ciclo ao ensino secundário, em representação dos 11 municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

De sublinhar que o Colégio Nossa Senhora da Assunção (Anadia) arrecadou um segundo lugar (3º Ciclo) e dois terceiros lugares, (2º Ciclo e Ensino Secundário).

Na sessão de abertura, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, deu as boas vindas a todos os alunos participantes, bem como aos docentes e encarregados de educação presentes. Realçou a “importância deste tipo de iniciativas” para os alunos, considerando que o concurso “desperta-os para a leitura e ajuda-os a desenvolver outro tipo de competências essênciais para o seu percurso escolar”.

A autarca anadiense referiu-se ainda ao “excelente trabalho” que tem vindo a ser desenvolvido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

O encerramento contou com a presença do presidente da CIRA, Joaquim Batista, que, na sua breve alocução, recordou o facto de concurso ter tido a sua primeira sessão, precisamente em Anadia, há 10 anos. Realçou que o mesmo resultou de um conjunto de dinâmicas, considerando que “a educação é um dos pilares fundamentais para esta mudança coletiva que desejamos”.

Destacou ainda o empenho e a proatividade dos bibliotecários da rede de biblioteca da Região de Aveiro que “nos têm posto à prova com vários desafios, como foi o caso deste concurso”, adiantou.

Joaquim Batista deixou uma palavra de agradecimento ao Município de Anadia pela forma calorosa e acolhedora como recebeu e organizou o concurso. Os agradecimentos foram também estendidos aos elementos do júri, bem como a todos os alunos participantes, docentes e encarregados de educação.

O evento contou ainda com alguns momentos culturais protagonizado pelo Adabem Art’z Dance e Filipe Pinto.

O Concurso Intermunicipal de Leitura, é um concurso escolar, promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, dirigido a todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada dos onze Municípios da CIM da Região de Aveiro. Tem como objetivos promover o prazer de ler e estimular o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura, nas crianças e jovens, durante o seu percurso escolar.

Informação com detalhe nas plataformas da organização do evento.