Amigos da Ria pedem explicações sobre deposição de dragados da Torreira na Ilha do Monte Farinha.

2021-08-22 11:28

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O movimento de amigos da Ria de Aveiro volta a dirigir críticas ao processo de dragagem da ria desta vez com a acusação sobre a deposição de dragados da Torreira na Ilha do Monte Farinha.

Documentou a ação com um vídeo e pede explicações à Polis Litoral Ria de Aveiro.

O Movimento afirma que a deposição a cerca de quatro milhas do local de extração merece uma explicação por parte das entidades adjudicantes.

Os dragados estarão a ser depositados na baía Norte da Ilha do Monte Farinha.

Para o Maria tal ação “torna incompreensível esta obra de 21,6 milhões de euros”.

“Nas últimas semanas, multiplicaram-se as descargas de dragados junto daquela ilha, o que torna praticamente ineficiente e um desperdício de dinheiros públicos o esforço de desassoreamento que está a ser feito um pouco mais a norte, junto ao cais de pescadores da Torreira, no concelho da Murtosa. Este é apenas mais um episódio nesta controversa obra projetada e dirigida pela Polis Litoral Ria de Aveiro, que se tem transformado, ao longo do tempo, num pesadelo para todos aqueles que tinham a esperança de ver uma Ria de Aveiro melhor, mais navegável e mais saudável após esta intervenção”.

Na leitura do Maria, colocar areia perto dos locais de retirada, em zona de fundeamento de embarcações, é atirar dinheiro ao lixo.

“O MARIA - Movimento de Amigos da Ria de Aveiro considera que esta completa ausência de critério e de seriedade quanto ao que está a ser feito na Ria de Aveiro, no quadro da empreitada de desassoreamento em curso, merece uma enérgica reprovação e exige que os responsáveis da Polis tornem público um esclarecimento sobre o que está a suceder”.