Alunos do IDL premiados em concurso da editorial Caminho.

2024-06-11 07:31

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Oito alunos do Instituto Duarte de Lemos distinguidos no Concurso Uma Aventura Literária 2024.

O concurso literário Uma Aventura Literária 2024, promovido pela editorial Caminho, do grupo Leya, contou com a participação de milhares de alunos de escolas de todo o país e escolas portuguesas no estrangeiro, entre os quais se destacaram várias crianças e estudantes do Instituto Duarte de Lemos.

Os participantes foram reconhecidos pela forma entusiástica com que escreveram sobre os seus livros preferidos, tendo obtido prémios nas categorias de Crítica Literária, Texto Original e Desenho.

O anúncio dos vencedores foi feito no final de abril e o colégio teve a honra de ver oito dos seus alunos, doo pré-escolar ao secundário, premiados.

Os prémios foram entregues na Feira do Livro, em Lisboa, onde se deslocaram as professoras de Português Cláudia Henriques e Sara Soares, acompanhadas de sete dos oito premiados.

Os vencedores foram os seguintes:

1º Prémio – Categoria de Desenho – Margarida Almeida (Pré-escolar);

1º Prémio – Categoria Texto Original – Ricardo Seixas (2.º ano);

1º Prémio – Categoria Crítica Ens. Secundário – Inês Neves e Tomás Tomás

Prémio Especial do Júri – Crítica Literária – Francisca Santos (6.º ano).

 

Além dos distinguidos com 1ºs prémios e prémio especial do Júri, houve ainda quatro alunos agraciados com menções honrosas nas categorias de Desenho (Lourenço Alves e Constança Gabriel, do Pré-escolar), Texto Original (Beatriz Cardoso, do 2º ano) e Crítica Literária (Hugo Sucena, do 3º ano).

Os alunos premiados tiveram a oportunidade de escolher um livro, que apresentarão aos seus colegas numa próxima oportunidade.

A escola reconhece a importância deste tipo de concursos, uma vez que permitem dar sentido ao trabalho de escrita realizado em aula e incentivam os alunos a desenvolver as suas capacidades literárias.

Além disso, este concurso literário é especialmente importante, “uma vez que permite aos seus professores proporcionarem oportunidades reais de escrita que são reconhecidas fora do colégio”.