Alunos da José Estêvão lançam campanha para reabilitar casa de jovem vítima de avc.

2023-04-05 07:33

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A comunidade escolar da Escola José Estêvão é desafiada a envolver-se numa causa solidária.

Vai ajudar a reabilitar a casa de um jovem que foi vítima de avc com sequelas profundas.

Esta campanha visa encontrar respostas e apoio para um jovem, aluno da escola, que sofreu um avc e que necessita de adaptar a habitação para poder regressar ao lar e aí ter cuidados.

O Grupo Coordenador (Turma 12 K, da Escola José Estêvão) vai apresentar os primeiros Padrinhos do programa de sensibilização e promove a assinatura de um protocolo entre o Agrupamento de Escolas e a Cooperativa Pedrinhas que apoia a reabilitação de casas em causas sociais.

Chama-se Nilton e, aos 17 anos, em Maio do ano passado, foi surpreendido por um avc que o deixou em estado praticamente vegetativo.

O jovem residente em Salreu (Estarreja) passou os últimos meses em ambiente hospitalar e a “alta” é um cenário cada vez mais certo.

Depois de deixar o Centro de Reabilitação do Norte regressa a casa mas as condições precárias da habitação conduziram à mobilização da comunidade estudantil.Com o apoio da Cooperativa Pedrinhas (www.pedrinhas.org) que apoia crianças com doença oncológica ou outras enfermidades graves, abre-se a possibilidade de ajudar a reparar a habitação.

Aprovado o Projeto de apoio “O Nilton precisa de um castelo”, a Pedrinhas desencadeia todos os processos (arquitetura, licenciamento, orçamentos, empresa de construção,…) e lança um movimento de apoio em “crowdfunding”.

E é aí que entra a comunidade escolar mobilizada para desencadear ações que ajudem a angariar recitas.

“A situação dramática e a falta de respostas públicas atempadas para estes casos, faz com que sejamos nós, comunidade de vontades, a mobilizar recursos para dar uma resposta que mitigue tanto sofrimento”, refere o diretor de turma, Manuel Sousa que anuncia a apresentação das primeiras ações (com áudio).

Esta Quarta-feira, dia 5 de abril, às 11H, no Auditório Polivalente da Escola Secundária José Estêvão (Aveiro), e já com o envolvimento de Conselho Pedagógico, direção de agrupamento e uma participação especial da turma 12°K, estão lançadas as bases para o lançamento da campanha.

Venda de Crachás, Mercadinho solidário, Sarau cultural, Caminhada solidária, Torneios solidários, Espetáculos solidários e a mobilização de entidades públicas, empresas, artistas, pais, irmãos, professores fazem parte deste processo colaborativo que pretende dar corpo à angariação de fundos para reabilitar a casa de Nilton.

Na lista de padrinhos encontra-se Ricardo Sousa, antigo futebolista e treinador, que realça a importância da causa (com áudio)