All4Integrity desafia escolas para concurso RedEscolas AntiCorrupção.

A associação All4Integrity apresenta a todas as escolas nacionais, públicas e privadas, a 2ª Edição do programa RedEscolas AntiCorrupção.

Este é um programa interdisciplinar e flexível e tem como principal âncora o tema da Corrupção e como principais destinatários os alunos entre o 9º e o 12º ano.

O programa RedEscolas mantém, assim, o seu propósito de promover o sentido de espaço público e bem comum, num processo de elevação de consciências e alteração de comportamentos que favoreçam a disseminação e aprofundamento de uma cultura de integridade em Portugal.

O pressuposto base de trabalho é o de que quanto mais consistente for a formação do público escolar relativamente às diversas questões em torno da corrupção (lobbying, conflito de interesses, tráfego de influências, suborno, etc.), dos comportamentos e valores associados, maior será a sua mobilização e exigência face ao combate da principal causa do atraso no desenvolvimento e da prevalência de desigualdade económica e social em Portugal.

Na 1ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, que culminou com uma cerimónia final, no passado dia 6 de junho, onde marcaram presença figuras como Joana Marques Vidal e a deputada Carla Castro, registou-se a adesão de 17 escolas de norte a sul do país, incluindo ilhas e Macau.

Todos os trabalhos desenvolvidos pelas Escolas revelaram criatividade, flexibilidade e a capacidade de tratar o tema da "cultura de integridade" de forma interdisciplinar.

A 2.ª edição, que mantém o lema "Escolas que nos inspiram uma cultura de integridade", é apresentada, a nível nacional, esta sexta-feira, 8 de julho.

A All4Integrity.org é uma Associação apartidária criada a partir de uma iniciativa do autor, professor e empreendedor social, André Corrêa d’Almeida, da Columbia University, a partir de Nova Iorque no dia 5 de outubro de 2020, sob a designação #libertemomeupaísdacorrupção.

Tem funcionado como agregador de talento, entrega e capital social de dezenas colaboradores e uma verdadeira incubadora de iniciativas e programas de prevenção e combate à corrupção e da promoção de uma cultura de integridade em Portugal.