Albergaria-a-Velha: Alunos recebem formação em Literacia Financeira.

2024-03-11 12:47

Categoria: 

Concelho: 

Cerca de 300 estudantes do ensino secundário de Albergaria-a-Velha estão a participar em sessões de capacitação em Literacia Financeira.

Aprendem princípios básicos para gerir, da melhor forma, o seu dinheiro.

As sessões têm por base a metodologia de educação não formal, com jogos didáticos e situações imersivas baseadas em personagens.

Há o foco na transferência de competências desenvolvidas na sessão para a vida do jovem, fazendo-o refletir sobre as suas escolhas no dia-a-dia e a planear como quer gerir o seu rendimento quando estiver integrado no mercado de trabalho.

Neste projeto, implementado pelo Município, participam 12 turmas da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha e Colégio de Albergaria.

São desenvolvidas quatro sessões de noventa minutos, cada uma dedicada a um tema específico.

Após identificarem os princípios básicos da gestão financeira e compreender a diferença entre o consumo de “necessidades” e “desejos”, os jovens exploram o conceito de poupança.

Criar um fundo de emergência, gerir um orçamento pessoal, reduzir gastos e planear a longo prazo são algumas das práticas promovidas na segunda sessão.

Estabelecido “um pé de meia”, os estudantes são incentivados a fazer o dinheiro crescer, aprendendo conceitos básicos de investimento, avaliando o risco e a recompensa, e discutindo a importância de investir para combater a inflação.

Na sessão final, os estudantes colocam os conceitos aprendidos em prática num jogo de tabuleiro, onde têm de simular decisões financeiras e avaliar as consequências.

As sessões de capacitação em Literacia Financeira integram a Academia “Empreende+”, o programa municipal de promoção do empreendedorismo nas escolas, que visa fomentar o espírito criativo e empreendedor nas crianças e jovens do Município.