Albergaria: Festival Romano “Talabrigae Ex-Libris” regressa em Junho.

2024-05-16 09:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A organização do Festival Romano “Talabrigae Ex-Libris” anuncia o programa para Junho.

Será a 5.ª edição do evento que decorre no Lugar de Soutelo, freguesia da Branca, concelho de Albergaria-a-Velha.

O Festival Romano surge como aposta na angariação de fundos para financiar a construção de um novo Centro de Atividades Ocupacionais e duplicar a capacidade do Lar Residencial Renascer (obra estimada em mais de 2,8 milhões de euros).

A APPACDM de Albergaria-a-Velha é uma instituição que opera na área da deficiência mental, possuindo por esse mesmo motivo, listas de espera com dezenas de pessoas inscritas, quer para as respostas sociais de Lar Residencial, quer para Centro de Atividades Ocupacionais.

Os Acordos de Cooperação com a Segurança Social não chegam para todas as necessidades e os eventos acabam por desempenhar papel de relevo na sustentabilidade.

O Festival Romano animará o concelho durante os dias 21, 22 e 23 de Junho e, à imagem do que tem acontecido em anos anteriores, vai incluir a recriação da presença romana no concelho.

Confirmada a apresentação de espetáculos circenses e teatrais, criação de edifícios romanos, representações de batalhas e iguarias à moda romana.

Desde 2016 até 2019, com uma paragem forçada devido à pandemia, o festival tem merecido a presença de milhares de visitantes.