Albergaria: Festival “Dos Modos Nascem Coisas” instala-se na Alameda 5 de Outubro.

2024-05-16 07:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Diálogo intercultural em Albergaria.

O Município anuncia para este fim de semana mais uma edição do Festival “Dos Modos Nascem Coisas”.

Festival de fazedores de artes funde tradição com contemporaneidade.

É organizado pela AlbergAR-TE Associação Cultural, em Albergaria-a-Velha, nos dias 18 e 19 de maio, e em 2024 na sua 8ª edição.

Em 2023 foi cancelados devido ao estado do tempo.

Com uma programação composta por espetáculos, workshops, cinema e projetos artísticos feitos da envolvência da comunidade, o festival integra um leque abrangente de público, com propostas multidisciplinares direcionadas para todas as idades.

Festival gratuito, maioritariamente em espaço público (Alameda 5 de Outubro), sendo o cinema a única exceção, com apresentação marcada no Grande Auditório do histórico Cineteatro Alba.

Ponto de encontro para músicos, criadores, atores, realizadores, performers, artesãos e simpatizantes das artes, o evento conta com o projeto de comunidade “Orquestra (IN)Quieta”.

No sábado, destaque para os concertos de SEIVA e da Orquestra Comunitária que envolve cerca de 100 munícipes.

Acontecerão também workshops, uma exposição de fotografias dedicada à Revolução do 25 de abril e o espaço envolvente do festival estará ocupado com uma mostra de artesanato, uma área de restauração, um espaço dedicado à diversão em família com os já icónicos Jogos do Hélder, e uma rádio local (1/4 de estúdio) instalada em permanência no festival, que para além de entrevistas com todos os artistas do festival transmitirá alguns dos concertos em direto.

No dia seguinte, domingo, regressa com as atividades para toda a família, um workshop de arte urbana para toda a comunidade, além de mais quatro espetáculos que exploram a comunicação no mundo do bebé com seus cuidadores, a fusão da música tradicional portuguesa com as técnicas de composição vanguardistas e o circo contemporâneo.