Albergaria: Autarquia lança debate sobre reabilitação da rede hidrográfica.

2023-10-15 15:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Albergaria-a-Velha organiza, esta segunda-feira, a sessão pública de esclarecimentos sobre “Ações de Reabilitação da Rede Hidrográfica - Incêndios 2022”.

Iniciativa no edifício da Junta de Freguesia da Branca a partir das 17h30.

Decorrente de um protocolo estabelecido entre o Fundo Ambiental, Agência Portuguesa do Ambiente e a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, o projeto “Reabilitação de Ribeiras afetadas pelos incêndios de 2022 - Albergaria-a-Velha”, reúne a apresentação de uma proposta de intervenção para a reabilitação e valorização fluvial de várias ribeiras afluentes dos rios Antuã e Jardim, da Ribeira do Fontão e do Esteiro de Canela.

Trata-se de uma área com extensão total de aproximadamente 15 km, atravessando essencialmente zonas florestais e agrícolas, em áreas afetadas na sequência dos incêndios rurais registados no mês de agosto de 2022.

Nesta sessão, vão ser indicados os trabalhos necessários a realizar a três níveis fundamentais (hidráulico, ecológico e social) que contribuem para aumentar a capacidade adaptativa deste território às alterações climáticas, com informação relevante para a concretização das medidas de conservação e reabilitação da rede hidrográfica e zonas ribeirinhas.

Esta intervenção contribui ainda para a implementação da Estratégia de Biodiversidade da União Europeia para 2030.