Águeda inicia celebração dedicada à Primavera.

2024-03-15 09:51

Categoria: 

Concelho: 

Águeda inicia a celebração da Primavera com uma semana de programação especial entre 15 e 23 de março.

Contagem decrescente para a chegada da Primavera com atividades que vão de campanhas de sensibilização a workshops, incluindo um espetáculo infantil e ainda o lançamento nacional de uma música clássica.

Um espetáculo com Catarina Furtado e uma sessão sobre a importância da água na Casa dos Rios, em Valongo do Vouga, são dois dos pontos-altos de um programa diversificado e que sensibiliza para as questões ambientais.

Oficialmente, é a 20 de março que se comemora a primeira estação do ano, associada ao florescimento e desabrochar das flores, ao aumento das temperaturas e ao regresso da vida na natureza, depois do período de frio do Inverno.

“Preservar a natureza” é precisamente o tema de fundo desta semana.

Um dos principais “palcos” do programa é a Casa dos Rios, um espaço que pretende (também) ser um laboratório de boas práticas relacionadas com os cursos de água.

É nesta “casa” que a Semana da Primavera será iniciada, esta sexta, às 14h30, com uma sessão de entrega de prémios “Rios +”, com destaque para os galardões “ECO XXI” e “Freguesias XXI”, atribuídos pela ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação).

Catarina Furtado apresenta-se em espetáculo duplo com “Doce gotinha – uma grande viagem”.

Presença no palco do Centro de Artes de Águeda, num espetáculo em sessão dupla, agendado para o dia 19 de março (às 14h15 e às 15h30).

Este é um projeto pedagógico, dirigido ao público infantil, dos 1.º e 2.º ciclos, que conta ainda com momentos de canto, piano e projeção vídeo para “contar” o ciclo da água vivido através da perspetiva de uma gota de chuva.

Narração de Catarina Furtado e José Pedro Gil e ainda Emanuel de Andrade ao piano.