Águeda garante 650 mil euros em apoios a 35 associações desportivas e 29 atletas em nome individual.

2024-03-28 13:16

Categoria: 

Concelho: 

Águeda garante 650 mil euros em apoios a 35 associações desportivas e 29 atletas em nome individual.

Verbas garantidas no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo do Município.

“Este investimento, mais do que um esforço financeiro, é um contributo para valorizar e apoiar todo o trabalho que as várias associações, nas diferentes modalidades, fazem em prol da promoção do Desporto no nosso concelho e da formação das camadas mais jovens”, disse Edson Santos, VicePresidente da Câmara Municipal de Águeda, na assinatura dos contratos.

Para o Vereador do Desporto, com a atribuição destes apoios, a Câmara Municipal procura “ir ao encontro das pretensões dos clubes e responder às necessidades que têm, seja na melhoria de equipamentos ou infraestruturas desportivas, seja no desenvolvimento da sua atividade regular”.

A este investimento soma-se os que o Município faz com a realização de grandes eventos desportivos, nomeadamente o Mundial de Motocross (agendado para 4 e 5 de maio próximo) e a Volta a Portugal em Bicicleta, entre outros, que cativam “uma outra cultura desportiva para o concelho”.

Na sessão de assinatura destes apoios financeiros, Edson Santos reconheceu as dificuldades que muitas associações enfrentam com as exigências federativas, em concreto no que respeita à certificação dos clubes.

“Para terem acesso a financiamentos, nomeadamente para as atividades, os clubes têm de estar certificados, mas depois não há apoios para ajudar os clubes a cumprir os requisitos necessários para obter a certificação. Está tudo ao contrário; temos apoiado na medida do possível”.

O resultado desta dinâmica desportiva no concelho vai ser reconhecido com a realização de uma Gala do Desporto, promovida pelo Município de Águeda e que está agendada para o próximo dia 9 de abril.