Agrupamento de Escolas de Ílhavo abre Curso de Língua Gestual Portuguesa.

2024-02-28 09:57

Categoria: 

Concelho: 

O Agrupamento de Escolas de Ílhavo assinala no próximo dia 5 de Março a abertura do Curso de Língua Gestual Portuguesa.

Aposta assumida na “educação inclusiva” com sessão inaugural na Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, em Ílhavo, na próxima terça-feira às 17h55.

“A iniciativa em causa reflete o nosso propósito de fomentar uma comunidade educativa inclusiva, através da oferta de formação especializada em Língua Gestual Portuguesa, destinada não só ao corpo docente e assistente, mas também aos pais, encarregados de educação e à sociedade em geral. A resposta entusiástica da comunidade a esta oferta evidencia a premente necessidade e interesse por parte da mesma em aceder a este tipo de formação”, refere a direção do agrupamento.

Figuras do setor educativo e representantes da comunidade local marcam presença nesta sessão de abertura.

Ílhavo tem tradição de trabalho nesta área com a unidade para surdos e o curso em fase de lançamento vinca a “promoção dos valores da inclusão e da inovação educativa”.

Trata-se de um curso gratuito de Língua Gestual Portuguesa e que alarga a oferta de formações certificadas disponibilizadas pelo agrupamento, abrangendo áreas diversas como Nutrição, Higienização, Informática e Linguagens.

Reconhecida enquanto referência educativa para alunos com surdez, a instituição reconheceu a relevância de alargar o ensino da Língua Gestual Portuguesa a docentes, assistentes, pais, encarregados de educação e até à comunidade envolvente.

O agrupamento revela que a adesão a esta iniciativa “superou todas as expectativas”, com as vagas para a primeira turma a esgotarem-se em três dias, “evidenciando o interesse e a necessidade palpáveis por formações desta natureza”.Entretanto foram acrescentadas mais duas turmas ao programa.

“Tal decisão possibilitará que um adicional de 40 formandos tenha acesso à aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa, aumentando para 60 o número total de vagas disponíveis”.