Agendas mobilizadoras da UA já executaram 9 milhões de euros do PRR.

2024-02-01 13:35

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro faz balanço positivo ao primeiro ano de atividade das agendas mobilizadoras e diz ter executado mais de 9 milhões de euros, desde o arranque do PRR, em recursos humanos e equipamentos.

Há um ano a UA criava a equipa de projeto "Agendas PRR - UA", após a aprovação de projetos das Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes do Plano de Recuperação e Resiliência.

Neste primeiro ano de atividade, as equipas de investigação já foram reforçadas com 122 bolseiros de investigação, 46 investigadores doutorados e 24 técnicos de administração e gestão.

As "Agendas PRR - UA" terminaram o ano de 2023 com um “resultado muito positivo” no contributo para execução das Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes.

Para o Vice-reitor para a Cooperação Universidade - Sociedade, João Veloso, "a constituição da equipa de resposta às Agendas PRR foi claramente uma aposta ganha, proporcionando condições únicas para que a comunidade de investigação da UA se pudesse concentrar exclusivamente naquilo que é a investigação associada às Agendas, libertando-a de tarefas burocráticas, processuais e de logística".

O vice reitor acrescenta que recebe elogios à equipa responsável.

"É com enorme satisfação que recebo, diariamente, por parte dos investigadores, fortes elogios ao desempenho da equipa e da utilidade da estrutura criada, e claro, não poderia estar mais de acordo". Recorde-se que a equipa "Agendas PRR - UA" foi criada a 6 de dezembro de 2022 como resposta à necessidade de apoiar a implementação e gestão integrada das Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial do PRR que a UA integra.

A UA está envolvida em 22 das 53 Agendas Mobilizadoras/Verdes aprovadas, em áreas como Tecnologias de Produção e Indústrias de Processo; Transportes, Mobilidade e Logística; Automóvel, Aeronáutica e Espaço; Turismo; Saúde; Economia do Mar; Energia; Floresta; Habitat; e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Com um investimento elegível aprovado de cerca de 51 milhões de euros, a UA é uma das universidades com maior participação nas Agendas Mobilizadoras/Verdes do PRR.

O Vice-reitor salienta o papel da instituição em todo este esforço a nível nacional.

"A contribuição do conhecimento e da tecnologia nos produtos, processos e serviços das empresas são o fator determinante para a sua competitividade. A nossa responsabilidade é grande, não nos cabe apenas gerar novo conhecimento mas, principalmente, saber transferi-lo para a sociedade de forma eficiente, mostrando às empresas essa mais valia”.

“As Agendas Mobilizadoras apresentam-se como um instrumento de excelência para que essa transferência seja facilitada, conduzindo a uma valorização do tecido económico que resulta num impacto muito positivo na qualidade de vida dos cidadãos”, assinala João Veloso.