2000 árvores ‘bebés’ entregues esta tarde na UA.

2018-12-12 17:44

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Estudantes da UA receberam 'árvores bebés' para cuidarem e plantarem como padrinhos de uma plantação.

Medronheiros, pinheiros e carvalhos, estre outras, num total de mais de 2000 árvores ‘bebés’, foram entregues esta quarta-feira aos alunos da Universidade de Aveiro (UA).

A iniciativa 'Plantar o Futuro' pretende fazer de cada estudante "padrinho e madrinha de uma árvore autóctone da floresta portuguesa de forma a que delas cuidem em casa até aos meses de Fevereiro e Março". Uma iniciativa "relevante", na opinião do Reitor da UA. (com áudio)

Nessa altura, os estudantes que aceitaram o desafio vão plantar as árvores no Campus da UA e em áreas florestais de Estarreja e de Águeda afetadas por incêndios.

Organizada pela UA, através do Grupo para a Sustentabilidade, e em parceria com a Associação Agora Aveiro, o projeto quer promover entre a comunidade académica a sustentabilidade dos ecossistemas florestais, preservando a biodiversidade nacional.

A entrega das árvores decorreu entre as 14h00 e as 17h30 junto ao edifício da Reitoria.

Juntamente com as árvores autóctones, os estudantes vão receber ainda um pequeno livro, da responsabilidade da Associação Ambiental BioLiving, com orientações sobre as melhores formas de cuidar das pequenas árvores em casa.

Para além do ‘babysitting’, o projeto Plantar o Futuro pretende que os estudantes se envolvam igualmente na plantação das árvores. Após a época de exames académicos, durante os meses de fevereiro e março e sob a orientação das Associações BioLiving e Quercus, estão já previstas várias ações de plantação em terrenos disponibilizados pelo Município de Estarreja e pelo Projeto Cabeço Santo da Quercus, em Águeda, onde os incêndios de 2018 e 2017 causaram estragos.

Os estudantes vão igualmente plantar algumas árvores no Campus da Academia de Aveiro no dia 21 de Março, Dia da Árvore.