"Plantar o Futuro" de regresso a Estarreja para plantar cerca de 1000 árvores.

2023-03-17 15:05

Categoria: 

Concelho: 

Durante este mês, a equipa do Plantar o Futuro regressa a Estarreja com a comunidade académica da Universidade de Aveiro para a plantação de cerca de 1000 árvores.

As ações de plantação decorrem amanhã, dia 18, na margem do Rio Antuã junto ao Parque da Cidade, e no próximo sábado (25 de março), no Esteiro de Canelas.

O projeto teve início em 2018 e até à data foram plantadas em Estarreja mais de 3400 árvores e arbustos autóctones.

Este ano, o projeto Plantar o Futuro vai focar-se na melhoria ambiental das margens dos cursos de água do Concelho de Estarreja.

A Associação Agora Aveiro desafiou uma vez mais os alunos, docentes e funcionários da Universidade de Aveiro a adotarem 1000 árvores e arbustos autóctones que serão plantados no Ribeiro de Canelase e em Estarreja, no Rio Antuã.

Para além da plantação de árvores e arbustos autóctones, há outra ação de combate à perda de vegetação nativa, que se salienta com elevado grau de importância: o controlo das espécies exóticas invasoras.

Para tal, os voluntários vão proceder ao arranque e descasque de acácias e remoção de erva-da-fortuna e erva-das-pampas - grandes ameaças à flora e fauna local.

 Além da ameaça à biodiversidade, estas espécies invasoras são também obstáculos ao fluxo da água no período de inundações.