Gastronomia de Bordo em força nas ementas de restaurantes de Ílhavo.

2021-11-26 10:55

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O número de restaurantes aderentes a mais uma edição do Festival “Gastronomia de Bordo” volta a subir.

São agora 17 os estabelecimentos do município de Ílhavo envolvidos nesta ação promocional mas a Câmara de Ílhavo diz que espera chegar às duas dezenas.

Ao menu habitual, os restaurantes aderentes acrescentam uma experiência gastronómica, composta por, no mínimo, três pratos de bacalhau e seus derivados, numa combinação de entradas e pratos principais, para uma ou duas pessoas, com diferentes preços

No dia em que foi apresentado o evento que marca as ementas entre 30 de novembro a 12 de dezembro, com marca forte da pesca do bacalhau, João Campolargo destaca a ligação íntima entre gastronomia e cultura (com áudio)

Da pesca ao processamento e, agora, ao com recurso a produtos da pesca e a receitas típicas dos bacalhoeiros, a autarquia espera mostrar um pouco de Ílhavo ao mundo (com áudio)

O evento decorreu nas instalações de uma empresa dedicada ao processamento de bacalhau.

A Liporfir realça o trabalho ainda em moldes tradicionais a partir da zona industrial da Mota.

Marta Santos, da administração, fala de uma empresa familiar que aposta na diversificação de produtos (com áudio)

A apresentação do evento contou com um showcooking e degustação delineado pelo Chef Tony Martins, chef do Ano 2020, que coloca a “chora de bacalhau” como um dos símbolos da gastronomia de bordo (com áudio)

A sessão fica marcada pela apresentação do programa “Sentidos de Mar”, pela segunda edição do livro“Chora e Feijão Assado – A Gastronomia de Bordo na Pesca do Bacalhau” e o Projeto Comunidade “A Nossa Mesa – A Gastronomia Tradicional do Município de Ílhavo”.

O programa vai incluir visitas culturais.

Nesta quarta edição do Festival Gastronomia de Bordo cada experiência gastronómica vale uma entrada no Museu Marítimo de Ílhavo, que pode ser usufruída até ao final de 2021.

Visitas orientadas “Sentidos de Mar” promovem cinco "mini-aventuras" a pé, de bicicleta e até de barco, onde se saboreia tanto a tradição, como a inovação.

Nesta quarta edição haverá viagens pela lota, mercado, cais da pesca lagunar, costeira e até longínqua, empresas e explorações agrícolas.

A autarquia aproveitou o momento para apresentar a segunda edição do livro “Chora e Feijão Assado: A Gastronomia de Bordo na Pesca do Bacalhau”.

Lançado há um ano, nas celebrações do Dia Nacional do Mar, no Museu Marítimo de Ílhavo, e esgotado desde agosto passado, o livro “Chora e Feijão Assado: A Gastronomia de Bordo na Pesca do Bacalhau” estará novamente disponível.

Integra uma investigação de Pedro Miguel Silva, que apresenta uma retrospetiva histórica da gastronomia dos navios de pesca do bacalhau, traçando a vida alimentar a bordo.

A segunda parte do livro consiste num conjunto de 18 receitas de gastronomia de bordo, com curadoria gastronómica da chef Patrícia Borges, que trabalhou as receitas a partir de fontes escritas e sobretudo orais, com as memórias e registos pessoais de três antigos cozinheiros, Manuel Sousa, José Pascoal e José Ribeiro.

Reforçada também a coleção de livros “A Nossa Mesa” que representa o legado gastronómico do Município de Ílhavo.

Depois das edições “Chora e Feijão Assado – A Gastronomia de Bordo na Pesca do Bacalhau” (já na 2.ª edição) e "Samos, Caras e Línguas - A Gastronomia do Festival do Bacalhau" (lançado em agosto passado), está em preparação a publicação dedicada ao legado gastronómico do território e das suas gentes.

Esta terceira publicação exige um extenso trabalho de pesquisa, 

através de um processo que envolve ativamente a comunidade das quatro freguesias do Município de Ílhavo, associações culturais, e todos aqueles que estão envolvidos na diáspora ilhavense.

Foram identificadas 66 receitas entre sopas, caldos, carnes, peixes, doces, panificação, entradas, petiscos e bebidas.

 

 

Lista de aderentes:

A Praia doTubarão; Bela Ria; Bronze; Canastra do Fidalgo; Clube de Vela; Dona Mena; Duna do Meio; Estrela do Mar; Maradentro; Marisqueira da Barra; Marina, by Luís Lavrador; O Gafanhoto; O Navegante; Casa Velha - Hotel Ílhavo Plaza; Vista Alegre - Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel; Tábua da Ria e Costa do Sal Hotel.