Docente da UA distinguida pela promoção da cultura e património no Estado de Goa.

2024-03-15 10:33

Categoria: 

Concelho: 

Susana Sardo foi distinguida pela promoção da cultura e património no Estado de Goa.

A docente no Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA), foi homenageada por uma delegação do Governo de Goa que se deslocou a Portugal em missão de representação diplomática.

A professora e coordenadora, na UA, do polo do Instituto de Etnomusicologia (INET-md), foi distinguida a 1 de março pelo seu trabalho na promoção da cultura e do património do Estado de Goa.

“É um enorme privilégio”, agradeceu, sensibilizada, Susana Sardo.

A etnomusicóloga e professora no DeCA afirma ter sido surpreendida com um reconhecimento do Governo de Goa pela sua significativa contribuição para a promoção da cultura e do património deste Estado.

O evento, realizado em Lisboa, contou com a presença de autoridades do governo de Goa, incluindo o diretor do Departamento de Turismo, Suneel Anchipaka, e a 1ª secretária da Embaixada da Índia em Lisboa, Asha Antony.

Além destes representantes, estiveram presentes o Vice-Reitor da Universidade de Aveiro para a Cooperação Universidade-Sociedade, João Veloso, e a diretora do Departamento de Comunicação e Arte, Ana Veloso.

Este reconhecimento marca o culminar de décadas de dedicação de Susana Sardo ao estudo da música em Goa e das suas relações com Portugal.

“As relações entre Portugal e a Índia foram reatadas em 1975, celebram-se 50 anos no próximo ano. Mas Goa só se tornou Estado em 1987, pelo que só a partir desse ano se começaram a estreitar de novo as relações entre Portugal e Goa. Eu fui a primeira bolseira do programa intercultural entre Portugal e a Índia, a fazer investigação em Goa. Fui para Goa em 1987 para fazer investigação preliminar conducente ao doutoramento“, afirma a distinguida.

“A Universidade de Aveiro tem um convénio com a Universidade de Goa, desde o ano 2000, que foi também mediado por mim”, acrescenta.

Desde 2017, Susana Sardo é Professora Visitante na Universidade de Goa, fortalecendo ainda mais os laços entre Portugal e Goa no campo académico e cultural.

Ao receber este prémio, a docente expressou gratidão pelo reconhecimento, destacando que a distinção não valida apenas o seu trabalho académico, mas também salienta a importância dos resultados alcançados, ao longo de 37 anos.

A académica considera que este reconhecimento não é apenas uma honra pessoal, mas também um testemunho do impacto e do valor transformador do seu trabalho de pesquisa e promoção cultural em Goa .