Vagos: Câmara e Assembleia preparam programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril.

2024-02-16 13:38

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, no concelho de Vagos, vão incluir programação especial ao longo dos próximos meses.

Iniciativa conjunta da Autarquia e da Assembleia Municipal com presença de diversas manifestações culturais em todas as freguesias do concelho de Vagos, numa programação pensada para diversos públicos, desde o infantojuvenil aos seniores.

As referidas comemorações vão começar no próximo dia 25 de fevereiro, no Centro de Educação e Recreio de Vagos, às 16h00, com uma cerimónia de abertura e concerto com o músico aveirense Rui Oliveira, na interpretação de um repertório de músicas de intervenção.

Música, cinema, expressão plástica, declamação poética e residência artística são algumas das apostas.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vagos em exercício, João Paulo Sousa, “celebrar Abril, é celebrar os valores da Liberdade e da Democracia. A intenção do Município de Vagos conjuntamente com a Assembleia Municipal, em realizar um vasto quadro de atividades prende-se com a importância que pretendemos dar a este marco histórico da passagem de meio século sobre conquistas que precisam de ser exaltadas, preservadas e, mais do que isso, cultivadas, numa abordagem multicultural e integradora de vários públicos, que possa ser disseminada por todo o território do concelho.”

Pelo mesmo diapasão alinha o Presidente da Assembleia Municipal de Vagos, Rui Santos que considera que “faz todo o sentido que o concelho de Vagos, que tem tido nos últimos anos celebrações do 25 de Abril com grande dignidade e de excelência, neste ano que se celebra o 50º aniversário dessa importante data, se prepare e apresente um programa mais vasto, mais duradouro e intuitivo e que chegue e todos, dos mais jovens aos menos jovens”.

A Assembleia Municipal estará a reunir contributos de todos os grupos municipais na preparação do programa de celebrações como forma de valorizar e reforçar a importância da Democracia e da Liberdade.

“Pretendemos honrar quem conquistou a democracia, mas acima de tudo queremos motivar as gerações mais novas para a importância de defender e reforçar a Democracia, com um programa variado, abrangente e que durará durante todo o ano de 2024”.

No final destas comemorações será elaborado e apresentado um documentário sobre como vivenciam e sentem Abril as crianças e os seniores do concelho.