Ovar: Domingos Silva assume liderança da autarquia.

2024-03-26 13:45

Categoria: 

Concelho: 

Domingos Silva assume a Presidência da Câmara Municipal de Ovar

O novo Presidente foi Vice-Presidente da autarquia durante os últimos 10 anos e assumiu o comando da autarquia esta terça-feira na sequência da eleição de Salvador Malheiro para a Assembleia da República.

Economista de formação e com uma longa carreira em administração de empresas, Domingos Silva acumula experiência política.

Além dos últimos dez anos, em que exerceu funções como Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ovar com inúmeros pelouros, como a Educação, a Gestão Administrativa e Financeira, os Recursos Humanos, a Gestão do Espaço Público, a Transferência de Competências e as Freguesias, entre outros, Domingos Silva desempenhou ainda funções na Assembleia Municipal de Ovar ao longo de dezasseis anos.

“Ao assumir, hoje, a Presidência da Câmara Municipal de Ovar, quero reiterar publicamente o compromisso de cumprir com lealdade as funções que me foram confiadas pelo Povo de Ovar, que jurei em outubro de 2013, reconfirmado em 2017 e 2021, quando, sob a liderança de Salvador Malheiro, fomos escolhidos para gerir o Município de Ovar”, afirma Domingos Silva, realçando ainda que “ao longo destes quase onze anos na Câmara Municipal, eu e este Executivo temos trabalhado com o propósito de dar às nossas pessoas e à nossa terra, dentro das nossas competências e na entrega total à coisa pública, as melhores condições para a vida da nossa comunidade”.

O autarca assume ter sido construtor da herança que, agora, fica nas suas mãos e admite que nem tudo foi ainda alcançado.

“Assumo por completo tudo aquilo que fomos capazes de fazer, bem como o que ainda não conseguimos e temos obrigação de concretizar”.

Para Domingos Silva, “a Defesa da Costa, a integração de Ovar na ULS – Entre Douro e Vouga, a Ferrovia e a criação, por desagregação da União de Freguesias, das Freguesias de Arada, S. João e S. Vicente de Pereira”, continuarão a ser prioridades.

Para Salvador Malheiro deixa uma palavra de gratidão.

“Por fim, quero deixar registada uma palavra de profunda gratidão ao Presidente Salvador Malheiro, que hoje cessa funções na autarquia, por tudo o que fez por Ovar. Bem sabemos que agora, investido em novas funções de serviço público enquanto Deputado na Assembleia da República, continuará a defender incondicionalmente a sua terra, Ovar. Sendo-me permitido aqui também uma nota pessoal, ao Amigo Salvador Malheiro um abraço sentido e apertado: que continuemos a celebrar a vida e a amizade sempre juntos”.

Investido como Presidente, Domingos Silva irá também assumir novos pelouros, entre os quais o Planeamento Estratégico, a Gestão de Fundos Comunitários e os Projetos e Obras Municipais.

A reorganização dos restantes pelouros pelos elementos do executivo será analisada na próxima reunião da Câmara Municipal.