Ovar: Autarquia apoia recuperação de 41 fachadas com azulejos.

2024-02-05 13:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ovar vai incentivar a recuperação de mais 41 fachadas.

A condição de cidade do Azulejo inspira o Programa de Apoio à Recuperação de Fachadas do Centro Histórico de Ovar, criado em 2017, e que já permitiu a recuperação de 39 edifícios.

A iniciativa continua em curso, com mais 41 projetos em execução, num investimento total de 307.729,64€ (trezentos e sete mil setecentos e vinte nove euros e sessenta e quatro cêntimos).

A autarquia faz balanço positivo à aposta assumida há seis anos.

“Com a recuperação de inúmeras fachadas estamos a tornar a cidade de Ovar ainda mais bonita e identitária”, afirma o Presidente da Câmara Municipal, Domingos Silva.

“De facto, cerca de 80% das casas intervencionadas têm fachadas azulejadas, o que é também um indicador muito positivo, uma vez que significa que estamos a preservar e a potenciar esta marca incontornável do território, com elevado potencial cultural, lúdico-pedagógico, académico e turístico”, assegura Domingos Silva.

“Estamos certos de que esta reabilitação urbana, resultante das 80 candidaturas ao programa, vem contribuir para melhorar significativamente as condições de atração turística, de incentivo à instalação da população e de novas atividades económicas”.

O incentivo financeiro, no âmbito deste programa municipal, pode chegar aos cinco mil euros por imóvel.

Até mil euros, será concedido um apoio financeiro de 100%.

Ao remanescente, acima de mil euros, o apoio financeiro será de 50%.

Em situações excecionais e devidamente justificadas, aos imóveis com fachadas azulejadas de valor patrimonial muito relevante, poderá ser concedido um apoio financeiro até 100%, após análise e fundamentada do Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo, um serviço da Câmara Municipal de Ovar.

No âmbito deste programa,  é ainda concedida a isenção do pagamento de taxas e licenças para a execução das obras financiadas,