Oliveira do Bairro: Autarquia reforça apoios às associações.

Oliveira do Bairro transfere 280 mil euros para associações.

A autarquia confirma o reforço dos apoios financeiros a associações do concelho.

Estes apoios foram atribuídos no âmbito de candidaturas apresentadas ao Regulamento Municipal de Apoio às Associações de Oliveira do Bairro, mais especificamente às medidas “Apoio ao Desenvolvimento Associativo Geral” e “Apoio à Atividade Desportiva de Formação”, cujo prazo terminou a 30 de abril, e ao “Apoio à Realização de Ações Pontuais”, que está aberta todo o ano.

Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, destacou o facto dos valores de apoio às IPSS terem sido aumentados, passando de uma média de cerca de 4 mil euros, para 5 mil euros, no âmbito do apoio anual (Desenvolvimento Associativo Geral).

“É um aumento significativo que estamos a dar às instituições de solidariedade social do concelho, numa percentagem muito acima da inflação, mas que tem em conta a importância do trabalho que realizam em prol da comunidade e, em especial, das franjas mais necessitadas da nossa população”.

Para além das IPSS, outras associações, das mais variadas áreas, beneficiaram de aumentos nos apoios anuais, de acordo com o autarca, que se congratulou também com o incremento dos valores atribuídos às associações desportivas, “consequência do aumento do número de atletas inscritos, o que é uma boa notícia para os clubes e para a população, numa perspetiva de aumento da prática desportiva e da atividade física”.

Os apoios atribuídos pelo Executivo Municipal de Oliveira do Bairro têm como objetivos, de acordo com Duarte Novo, “apoiar e valorizar a dinâmica associativa, tendo em conta a sua diversidade e especificidade e o desenvolvimento dos fins de utilidade pública, proporcionando-lhes todas as condições para que, da melhor forma possível, executem as suas atividades em benefício da comunidade".

Em 2023, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro entregou às associações do concelho apoios financeiros no valor de 1,1 milhões de euros, não incluindo logísticos, de transporte e cedência de instalações.