Mealhada é um dos vencedores do selo 'Comunidades Pró-Envelhecimento'.

2023-04-19 15:49

Categoria: 

Concelho: 

O Município da Mealhada é um dos vencedores do selo “Comunidades Pró-Envelhecimento” atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Os Selos Comunidades Pró-Envelhecimento pretendem reconhecer e distinguir as comunidades portuguesas cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstrem um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

A Câmara Municipal da Mealhada é uma das 72 autarquias que receberam, nesta edição de 2023, a distinção, após a avaliação das suas políticas, programas, planos estratégicos e práticas relativos à promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

“A entrega deste Selo tem, por um lado, o objetivo de reconhecer as boas práticas e proporcionar momentos de reflexão. Por outro lado, também dissemina as boas práticas para que, noutros locais, outros as possam aproveitar e desenvolver”, afirmou o bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses Francisco Miranda Rodrigues, na cerimónia de entrega do selo, que decorreu, em Évora, na Fundação Eugénio de Almeida.

O Secretário de Estado da Segurança Social Gabriel Bastos frisou que “a sociedade deve aproveitar os cidadãos mais seniores para se desenvolver”. Destacou ainda “a importância das autarquias de, em função das especificidades dos territórios, poderem adotar medidas que melhor respondem à realidade desses territórios”.

Esta iniciativa é um contributo da OPP para a sustentabilidade dos sistemas social e económico, através do investimento no enorme e rico capital humano que Portugal possui. O objetivo último é a construção de uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos, durante todos os momentos do ciclo de vida.