Legislativas: Aliança Democrática quer linha do Vouga na agenda.

2024-02-20 14:20

Categoria: 

Concelho: 

A requalificação da Linha do Vouga esteve no centro as atenções dos candidatos da Aliança Democrática por Aveiro, esta segunda-feira, em visita ao concelho de S. João da Madeira.

O cabeça de lista da coligação, Emídio Sousa, garantiu que o assunto voltará a estar em cima da mesa depois das eleições de março.

“Espero que com a chegada da AD ao governo a Linha do Vouga volte a estar em cima da mesa e que a requalificação possa transforma-la num meio que permita uma maior mobilidade às nossas terras”.

O projeto já leva mais de 10 anos, quando começaram estudos de uma intervenção que permitisse a integração do “Vouguinha” nos suburbanos do Porto, com uma deslocação de Oliveira de Azeméis ao Porto numa hora.

“É objetivo fundamental. Estando como está, a linha não serve as populações e, mesmo estando tão degradada, continua a ter uma procura muito significativa”.

“Enquanto presidente da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, reunimo-nos com o governo, fizemos estudos com a Universidade do Porto e o Instituto da Construção. Temos soluções e apresentamo-las, sabemos o orçamento, sabemos a bitola que queremos, mas nunca conseguimos que se avançasse”.

Já esta manhã, em Arouca, assumiu discurso de combate à interioridade do concelho e, de novo, com as acessibilidades em destaque.

Emídio Sousa deu a conclusão da ligação de Arouca ao nó da autoestrada de Santa Maria da Feira como aposta do que deve ser feito para aproximar o território.

“Para fixarmos pessoas, para fixarmos investimento e negócios necessitamos de uma acessibilidade mais rápida”.