Laboratório do Envelhecimento assinala aniversário.

2024-01-18 17:46

Categoria: 

Concelho: 

O Laboratório do Envelhecimento assinalou, ontem, dia 17, o segundo aniversário com promessas de novas apostas.

No dia em que apresentou a programação e homenageou figuras ligadas à estrutura, a autarquia revelou estar preparada para reforçar o investimento.

“Há dois anos que seniores, técnicos, investigadores, estudantes, artistas e empresas aqui se reúnem, fazendo deste equipamento inovador um exemplo que está a inspirar outros territórios, dentro e fora do nosso país”, disse João Campolargo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo.

“Tenho a certeza que todos, aqui, partilhamos o mesmo objetivo e o mesmo compromisso de contribuir para que os nossos maiores vivam uma vida mais digna, mais saudável e mais feliz”, acrescentou.

A cerimónia do segundo aniversário abriu com a estreia da curta-metragem "Laboratório do Envelhecimento: Um Novo Olhar", uma obra realizada por João Silva, que transmite uma visão íntima e envolvente do quotidiano no Laboratório do Envelhecimento, captando os detalhes e os processos dinâmicos que caracterizam este espaço de investigação.

Foi assinado um protocolo para a criação, no Laboratório do Envelhecimento, do primeiro Pólo do Centro de Competências do Envelhecimento Ativo (CCEA), que representará a região de Aveiro.

O documento foi assinado por João Campolargo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, e por Nuno Marques, diretor do CCEA.

Este gesto representa um passo no “desenvolvimento contínuo da área formativa, consolidando o compromisso para a capacitação de cuidadores formais e informais”.

As celebrações terminaram com o reconhecimento de três personalidades: Artur Rosa Pires, Leonor Graça e João Silva, numa homenagem ao contributo destas figuras no avanço e desenvolvimento do Laboratório do Envelhecimento.