Ílhavo: Autarquia e Juntas assinam contratos interadministrativos com reforço de meios.

2024-02-27 07:45

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo e as Juntas de Freguesia do Município de Ílhavo assinam, esta terça-feira, pelas 9h00, no Navio-Museu Santo André, os Contratos Interadministrativos para o ano de 2024.

Os acordos foram aprovados em reunião de Câmara e Assembleia Municipal e preveem transferências totais na ordem dos 306.000 euros.

O ano 2024 assinala a antecipação das assinaturas e das primeiras transferências e contempla um aumento de 15% face a 2023 no apoio da Autarquia às Juntas de Freguesia de São Salvador, Gafanha da Nazaré, Gafanha da Encarnação e Gafanha do Carmo, conforme aprovado no orçamento para 2024.

O valor a aplicar nos projetos a executar pelas Juntas de Freguesia ascende aos 276.000 euros e, à semelhança de 2023, a este valor acrescem 20.000 euros para trabalhos no âmbito da sustentabilidade ambiental. Acresce ainda um investimento de 10.000 euros na aquisição de compostores a distribuir pelas várias freguesias.

Na Gafanha do Carmo, o investimento será de 21.252 euros para a reabilitação da cobertura e das fachadas do edifício sede da Junta de Freguesia e para a reabilitação do telhado, fachadas e interior da capela do cemitério.

Na Gafanha da Encarnação, num investimento de 44.160 euros, serão apoiadas a aquisição e instalação de equipamentos para o Salão Cultural Manuel das Neves, a aquisição e instalação de parque infantil na Rua da Escola e a construção e a manutenção de passeios e de caminhos, em diversos pontos da freguesia.

No que concerne à Gafanha da Nazaré, o investimento será de 98.256 euros, a aplicar na aquisição de uma viatura ligeira mista, na pintura exterior do edifício sede da Junta de Freguesia, na manutenção do cemitério, na construção de passeios, na manutenção de caminhos e becos, na manutenção da rede de águas pluviais e de valas hidráulicas, bem como na manutenção e aplicação de árvores em caldeira.

Em São Salvador, serão aplicados 112.332 euros, e os projetos financiados incluem a recuperação do percurso pedestre entre a Barquinha e a Vista Alegre, a substituição da cobertura do terrado do Mercado Municipal de Ílhavo, a reabilitação do campo de jogos do parque da capela da Carvalheira, a construção de um ramal de eletricidade e de uma cobertura sobre a área de restauração do recinto da Feira dos 13, entre outros investimentos.