Futuro das políticas na área do envelhecimento debatido hoje em Ílhavo.

2024-02-06 12:50

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ílhavo reúne centros de investigação, autarquias e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s) para debater o futuro das políticas na área do envelhecimento.

É o 5.º Encontro de Políticas Públicas na área Envelhecimento a decorrer no Laboratório das Artes – Teatro da Vista Alegre sob o tema “Desafios do Envelhecimento: Oportunidades Territoriais”.

O autarca de Ílhavo destaca o lançamento do manual de boas práticas como documento que sistematiza e orienta a ação técnica. Assegura que o compromisso continua vivo e resulta do desafio demográfico apresentado às sociedades modernas. Há mais idosos, de mais nacionalidades e com esperança de vida que exige capacidade de resposta em diferentes áreas. (com áudio)

O Município de Ílhavo recebe o evento de reflexão sobre políticas de envelhecimento.

É um dos 25 distinguidos em 2023 na região centro pelas condições oferecidas para o envelhecimento “ativo, seguro e saudável”.

O selo atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro foi lembrado esta manhã na cerimónia de abertura.

A representante da CCDRC, Alexandra Rodrigues, lembra que este é um esforço contínuo e que deve responsabilizar todos os atores presentes nos territórios e não deve ser encarado como mero galardão de reconhecimento. (com áudio)

No momento em que há fundos para obras sociais e projetos em curso, Fernando Mendonça, do Centro Distrital de Aveiro do Instituto de Segurança Social, lembra que esta é uma parcela da população que tem vindo a merecer novas abordagens.

Um aposentado hoje não é apenas preocupação por ser destinatário do valor da reforma mas também por ser gente com vida para além da vida ativa. Gente que pode estar em isolamento, dependente ou ainda com vida autónoma para desejar manter uma vida ativa.

E é para esse todo esse universo que as políticas devem ser pensadas. (com áudio)

À tarde, entre as 14h30 e as 16h00, decorrem as oficinas práticas para trabalho em torno de diversas temáticas: “Territórios Amigos das Pessoas em Luto: Como Criar uma Comunidade Compassiva?”, dinamizada por Artur Rosa Pires; “Territórios Amigos dos Cuidadores e da Pessoa Cuidada”, a cargo de Telma Figueiredo e Alexandra Ribeiro, da Câmara Municipal de Alfândega da Fé; “Como Criar uma Cidade Amiga de Todas as Idades?”, moderada por Pedro Rocha, do ICBAS; “Como Criar um Território Amigo para Pessoas com Demência”, com Flávia Machado, investigadora da Universidade de Coimbra e investigadora doutorada do projeto SINDIA; e “CoHousing: Como Criar uma Alternativa Residencial para Pessoas Mais Velhas”, desenvolvida por António Tavares Provedor, da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

A sessão de encerramento está agendada para as 16h30, com Mariana Ramos, Vereadora da Câmara Municipal de Ílhavo.