Estarreja: "PS e PCP assobiam ambos para o ar como se nada tivessem a ver com o caso” - PSD sobre hospital.

2020-08-05 17:06

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PSD de Estarreja considera que PS e PCP esquecem o tempo de governo de António Costa, sob a forma de geringonça, e desafiam os dois partidos a explicar porque razão não concretizaram o investimento no hospital de Estarreja.

Reação do Partido Social Democrata às críticas, primeiro do PCP e depois da antiga deputada Marisa Macedo, que culpam os Sociais Democratas em exercício de funções na Câmara de Estarreja pela incapacidade de reverter a perda de serviços.

O PSD diz que se trata de um clássico com “tentativa de ressurreição política” de Marisa Macedo.

Defende-se com uma decisão do Governo Sócrates e do ministro Correia de Campos que “decidiram encerrar, em 2007 a Urgência do Hospital Visconde de Salreu (HVS), situação que viria a ser efetivada em novembro de 2008”.

Quanto ao plano para a construção de novas instalações revela que o Secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos, em maio de 2009, e Óscar Gaspar, mais tarde, anunciaram investimentos nunca concretizados.

No caso dos terrenos junto ao então Centro de Saúde de Estarreja havia que garantir aquisições e a autarquia terá concretizado a operação com a compra imediata do terreno em falta junto ao Centro de Saúde e ao lado dos BVE para o hospital.

Algo correu mal, segundo os Sociais Democratas, que lembram que o programa funcional não conseguia encaixar o hospital na área disponível nos terrenos.

A relocalização surgiu então como aposta para tentar viabilizar a obra com a autarquia a sugerir a construção na Póvoa de Baixo.

A autarquia diz que já no final dos mandatos de Sócrates havia a convicção que o dinheiro viria da construção do Hospital Pediátrico de Coimbra cuja conclusão também ficou adiada.

Com cinco anos de “geringonça”, o PSD diz que era tempo de PS e PCP assumirem responsabilidades.

O PSD diz que a ideia de que se “virou a página da austeridade” não apagou o vazio e ninguém conseguiu que se “avançasse para a construção de um novo hospital em Estarreja ou até para uma reabertura de urgências, coisa que o deputado, depois secretário de Estado e agora Ministro, Pedro Nuno Santos, conseguiu para São João da Madeira”.

“É caso para dizer que há deputados(as) e deputados(as)….! E agora (PS e PCP) assobiam ambos para o ar como se nada tivessem a ver com o caso”.

A Câmara continua a assumir que tem 300 mil euros disponíveis para investir na valorização de instalações hospitalares mas não vê oportunidades.

“Nos últimos 25 anos de governação, o PS foi governo em 18(!!!); ou seja, os governos dos camaradas da senhora Doutora Marisa Macedo tiveram tempo de sobra para, querendo, reverter tudo os que os malfeitores da direita local e nacional fizeram (aliás foram feitas várias reversões na última legislatura… TAP, CARRIS, CP, …)”