O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, participou hoje na inauguração de novos edifícios na Universidade de Aveiro (UA).
Foi o dia de inauguração da nova Nave Multiusos Caixa UA e do Centro Português de Ressonância Magnética Nuclear.
O governante destacou a capacidade empreendedora da UA e a sua contribuição para o enriquecimento colectivos da região e do país. (com áudio)
Alertou que Portugal não pode continuar a gastar dinheiro, "apenas para não perder financiamento", e que "é necessário ser rigoroso na aplicação dos fundos europeus que não são inesgotáveis".
Luís Montenegro defendeu, também, que é preciso travar a saída de mão-de-obra especializada do país.
Sublinhou que as Universidades nacionais "são fundamentais para atrair mão-de-obra especializada e criar uma rede de contactos pelo mundo", referiu.
A inauguração decorreu num dia que termina com o concerto de Rui Veloso na nova nave multiusos (lotação esgotada - para convidados).
Depois de meses de construção, os novos edifícios da Universidade de Aveiro estão prontos e foram inaugurados.
A nova infraestrutura desportiva, que já acolheu as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, foi construída para acolher eventos desportivos, culturais e académicos.
Foi projetada pelo gabinete de arquitetura da UA, sob a coordenação do arquiteto Joaquim Oliveira.
Com uma área de construção com cerca de 7000m2, a nave tem duas grandes entradas: uma destinada à sociedade, aberta em dias de concertos, espetáculos e feiras, e outra, situada perto do depósito da água, destinada aos estudantes-atletas, com ligação ao corpo de balneários.
Quanto ao novo edifício do Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear está situado junto ao edifício do Complexo de Laboratórios, no campus de Santiago, na Universidade de Aveiro.
(em actualização)