Câmara de Aveiro inaugurou obras em Aradas.

2021-05-05 15:47

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Aveiro, presidiu à inauguração da obra de ampliação e qualificação do Centro Escolar de Verdemilho e do novo arruamento de acesso à Escola.

Trata-se de um investimento da autarquia que ronda os 450 mil euros a que se juntam mais 500 mil no novo arruamento.

O autarca de Aveiro destaca a qualificação mas também a reorganização viária (com áudio)

No que respeita ao Centro Escolar, a empreitada trouxe-nos uma nova área de portaria, servindo a escola e o jardim-de-infância, a construção de duas novas salas de aula, quartos de banho, cobertura da zona de recreio interior, a criação de um novo polidesportivo, infraestruturas de apoio e ligação aos edifícios existentes.

Além disso, o Centro Escolar de Verdemilho conheceu melhorias nas infraestruturas de águas pluviais e a criação de dois espaços exteriores, compostos pelo campo de jogos e parque infantil, assim como de uma nova vedação de todo o Centro Escolar.

A obra de prolongamento da Rua Eng.º Basílio Tavares Lebre, ligando-a à Rua Professor Catarino, permitiu a construção de uma zona pedonal com passeios e lugares de estacionamento, que dá mais e melhor segurança a toda a Comunidade Escolar.

Foram também criadas redes subterrâneas de drenagem de águas pluviais, rede de telecomunicações e rede de alimentação em energia elétrica, incluindo iluminação pública.

O Presidente da autarquia e a Presidente da Junta de Freguesia de Aradas, Catarina Barreto, inauguraram ainda o novo Armazém da Junta de Freguesia de Aradas e assinaram o Protocolo de cedência.

Esta obra da Junta de Freguesia teve um custo total de cerca de 100.000€ e uma comparticipação financeira da CMA de 62.500€.

Ribau Esteves considera que se trata de uma ação relevante pela criação de condições na prestação de serviços aos fregueses de Aradas (com áudio)

Catarina Barreto fez o elogio do projeto agora concretizado por permitir segmentar atividades.

Aradas com novo armazém de freguesia para garantir melhores condições aos funcionários da freguesia (com áudio).

No dia que dedicou à freguesia de Aradas, o autarca visitou as obras em curso de alargamento do tabuleiro na Avenida Europa, sobre a Linha do Norte, e a ampliação do Centro Comercial Glicínias

Ao longo do dia foram vários os projetos apresentados, com destaque para a qualificação do Centro Cívico de Aradas (em fase final de projeto), e que vai permitir trazer para este espaço uma nova dinâmica cultural ligada à criatividade artística.

Foi apresentado o estudo prévio de qualificação urbana do largo da Igreja da Quinta do Picado com a criação de condições de segurança para peões, qualificação e ampliação da zona de estacionamento, da zona de verde e de estar.

Este espaço vai dar ainda um contributo positivo de integração urbana ao edifício da antiga Escola Primária, atualmente utilizado como sede da Banda da Quinta do Picado.

Em curso será a obra de requalificação da Rua Capitão Lebre, no troço entre a rotunda Eça de Queirós (rotunda do Botafogo) e o centro de Verdemilho.

Investimento da Câmara de Aveiro a rondar os 310 mil euros.