Câmara de Aveiro distinguida com o Selo de Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos.

2024-03-07 18:09

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) foi distinguida pela ERSAR - Entidade Reguladora do Serviço de Águas e Resíduos, pela terceira vez, com o Selo da Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor), referente à avaliação do serviço no ano de 2022. Um prémio atribuído apenas a seis entidades em todo o País, distinguindo a CMA entre as mais de 300 entidades gestoras existentes a nível nacional.

A decisão foi comunicada na quarta-feira, 06 de março, no âmbito das Conferências de Março da ERSAR, que decorreu no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, em Lisboa.

Para a atribuição de cada Selo, tal como definido no regulamento da iniciativa, o júri procedeu à avaliação quantitativa das entidades gestoras reguladas, tendo por base os indicadores e dados provenientes dos diversos ciclos de regulação. Seguiu-se uma avaliação qualitativa tendo em conta aspetos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço.

O júri, assessorado por uma Comissão Técnica interna da ERSAR, para recolha, processamento e fornecimento de informação e prestação dos esclarecimentos necessários, procedeu à seleção das entidades distinguidas com a atribuição de um Selo.

Esta distinção "vem sublinhar o trabalho muito positivo que a CMA tem executado em conjunto com a VEOLIA Portugal S.A., desde o dia 01OUT18, momento em que deu início ao contrato em vigor de Prestação de Serviços de Limpeza e Recolha de Resíduos Urbanos a Destino Final".

A distinção reconhece o desempenho que esta Câmara Municipal tem tido na melhoria contínua da gestão de resíduos urbanos, proporcionando mais e melhores serviços nesta área, e que tiveram novos impulsos nos últimos anos com a entrada em funcionamento do Ecocentro Municipal em 2022, do arranque da recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos no canal HORECA e da promoção da compostagem doméstica em 2023. A reformulação da prestação de serviços de recolha, transporte e tratamento de resíduos urbanos indiferenciados é uma aposta ganha, em todos os sentidos, nos aspetos qualitativos e financeiros.

A atribuição destes Selos e do Prémio de Desempenho por parte da ERSAR visa também sensibilizar as entidades gestoras Intermunicipais e Municipais para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas.