Câmara de Águeda distingue os melhores alunos do ano letivo 2021/2022.

2023-05-22 18:18

Categoria: 

Concelho: 

“Tenham sonhos bons, que nos envolvam a todos”, desafiou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, na entrega dos Prémios Escolares, que disƟnguiu os melhores alunos do 3.º ciclo e Secundário do ensino regular dos agrupamentos de escolas do concelho, bem como do ensino superior (licenciatura) e formação profissional (cursos IEFP).

Na sua intervenção, enalteceu a performance e bons resultados académicos alcançados, fruto, acredita, da paixão que colocam no que fazem e que é um exemplo para os demais.

“Águeda mostra, hoje, convosco, quão rica é. Vocês são os melhores, contamos convosco e nós cá estaremos para vos ajudar a sonhar e a construir esses sonhos”, incentivou.

Na sessão, que decorreu no Centro de Artes de Águeda, apelou a que os jovens “olhem à vossa volta e ajudem os outros a serem igualmente bons”, salientando que “sozinhos não conseguimos fazer nada de relevante e duradouro” e que é preciso “este espírito de parƟlha e de construção pelo bem comum”. 

Numa cerimónia simbólica, que contou com alguns momentos culturais proporcionados por alunos e onde marcaram presença, para além dos alunos distinguidos e seus familiares, os dirigentes das instituições educativas, Marlene Gaio, vereadora da Educação, lembrou que estes prémios proporcionam um reconhecimento público pelo “mérito, excelência, dedicação, esforço, trabalho e empenho” dos alunos.

Em dia de celebração, lançou o desafio para que “continuem a ser amigos, filhos, colegas e jovens de excelência e que este prémio vos sirva de alento e alavanca para serem mais, para quererem mais e para perceberem que não há limites para o sucesso, se forem focados e determinados”.

“Toda a comunidade educativa está de parabéns por ter conseguido adaptar-se e reinventar-se na gestão diária das suas escolas e sobretudo porque, ainda assim, conseguiu formar um conjunto considerável de alunos que se destacaram na sua prestação, o que significa que o que está a fazer-se está a fazer-se bem e esse é o caminho”, concluiu Marlene Gaio.

Filipe de Almeida, Presidente da Assembleia Municipal, destacou precisamente a importância da comunidade e da educação familiar para a construção de alunos de excelência. “É tão importante essa base familiar, como a base escolar e o próprio núcleo de amizades que vamos construindo ao longo da vida, que nos vai influenciando e vai formando o nosso sucesso”, frisou.

Refira-se que a atribuição dos Prémios Escolares obedece a dois critérios: o desempenho escolar, resultado da média aritmética das disciplinas, e as competências sociais, designadamente comportamentos exemplares e ações meritórias praticadas na escola e a favor da comunidade.

Os diretores das escolas, do IEFP e da ESTGA agradeceram o reconhecimento que a Câmara de Águeda faz aos melhores alunos, salientando o excelente exemplo e inspiração que estes alunos podem ser para os restantes membros da comunidade estudantil.

A relação dos distinguidos está disponível no site da autarquia.