Aveiro: Ribau Esteves lança apelo à viabilização do contrato interadministrativo de Aradas.

2021-02-28 09:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O presidente da Câmara de Aveiro apelou ao sentido de serviço público da Assembleia de Freguesia de Aradas para que votem a favor da delegação de competências.

Ribau Esteves aproveitou a assinatura dos acordos, esta sexta, no total de 2.1 milhões de euros para lembrar que há obras que não estão na esfera da autarquia e que será Aradas a sentir o bloqueio.

“Num universo de 63 Autarcas da Câmara e Assembleia Municipal de Aveiro, da Junta e Assembleia de Freguesia de Aradas, que deliberaram sobre o Acordo entre a CMA e a Junta de Aradas, apenas 8 (13%) decidiram votar contra e não permitir a viabilização deste importante mecanismo de apoio financeiro da CMA à Junta de Freguesia de Aradas para se prestarem relevantes serviços aos Cidadãos de Aradas”, fez notar a autarquia.

A autarquia diz que este chumbo custa 105 mil euros aos cofres de Aradas.

Ribau Esteves deixou esse apelo vincado no dia em que assinou os acordos com as Juntas e em que fez questão de juntar a autarca de Aradas à foto de família (com áudio).

O referido chumbo impede a CMA de transferir para a Junta de Freguesia de Aradas o valor de 77.200€, para as competências que a CMA nela delega e 35.000€ para construir um Parque Intergeracional na Quinta do Canha.

Aradas receberia 182 mil euros mas a Assembleia de Freguesia, com oposição e membros da maioria incluídos, não aprovou nem plano e orçamento nem delegação de competências.

Anabela Saraiva, vogal do PS na Assembleia de Freguesia, respondeu a meio da semana ao quadro de impasse gerado.

Diz que Aradas vive em “descontrolo emocional e político e uma incapacidade de gestão inqualificável”.

“Somos a favor de Aradas e dos aradenses. Não concordamos com uma política de segregação, eleitoralista, sem rumo. O chumbo no orçamento e GOP revela que maioria dos eleitos, seja de que Partido for, não concorda com o desnorte da Presidente da Junta. Esta é a nossa coerência: Aradas; a transparência; o rigor! E ninguém cala, mesmo com ameaças, a defesa do bem-comum”.