Aveiro: "Porta a Porta" diz que mercado da habitação atingiu situação "limite".

2024-01-29 07:46

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O movimento “Porta a Porta” afirma que o setor imobiliário e o mercado de arrendamento estão descontrolados e a situação atingiu o ponto de rotura.

Aveiro foi um dos locais de concentração e protesto este sábado em ação nacional que passou pelas principais cidades do país.

No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril o movimento pede uma ação mais determinada ao próximo Governo e às autarquias para soluções mais imediatas.

Os promotores do protesto dizem que tal como está a situação entrou no ponto de rotura (com áudio)

Esta foi a 3ª Manifestação “Casa Para Viver” em Portugal.

Segundo a organização, a manifestação foi grito daqueles “que não se resignam à condição de pobreza e ou declínio social”.

Ouviram-se palavras em defesa do aumento da oferta pública de habitação, controlo dos preços das rendas, fim das “borlas fiscais para especuladores imobiliários”, regulação do mercado de alojamento local e responsabilização da banca pelo aumento das prestações de crédito à habitação.

“O que está em causa é a garantia que se construí uma sociedade onde o direito à habitação é uma realidade. Não é aceitável que os interesses e a ganância dos fundos imobiliários sejam as traves-mestres das políticas públicas de habitação, urbanismo e ordenamento do território”.