Aveiro: Obra de 20 milhões dá nova vida ao Rossio.

2024-01-08 09:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A obra do Rossio apresenta uma fatura final de 20,5 milhões de euros e a autarquia dá por concluída aquela que foi a obra mais complexa e mais contestada dos últimos anos e que passou pelo crivo de vários processos em tribunal administrativo.

O Rossio, as pontes e o estacionamento subterrâneo foram celebrados, este domingo, com festa de inauguração.

Dos 11,7 milhões iniciais, um concurso de ideias e dois concursos de obra, o resultado final ascende aos 20 milhões com quase cinco milhões de euros de fundos que ajudaram a financiar a construção.

Dois milhões garantidos por fundos europeus e 2,5 milhões da concessão do estacionamento.

Ribau Esteves destacou a capacidade de “realizar e pagar a obra” e não escondeu que os custos das empreitadas estão marcados pela subida da inflação.

O autarca acentuou o trajeto de um processo iniciado em 2017 e terminado no final de 2023 (com áudio).

Obra à vista e pronta para uso dos aveirenses e dos visitantes (com áudio).

O estacionamento subterrâneo do Rossio entra em funções no início de fevereiro.

A presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro esteve na festa e no papel de entidade financiadora deu apoio à iniciativa enquanto peça do Plano Estratégico da Cidade.

Isabel Damasceno passou ao lado das polémicas para elogiar o investimento (com áudio)

O final da obra tinha merecido uma tomada de posição de David Iguaz, do movimento “Amigos do Rossio, que contestou a obra desde início.

Em artigo publicado no site “Notícias de Aveiro”, Iguaz passou em revista todo o processo e coloca como questão a relação custo/benefício e o impacto da obra no futuro da cidade em quadro de alterações climáticas.

“Isto representa um custo médio de perto de 275.000€ por cada lugar de estacionamento ganho face aos que existiam, o equivalente a um apartamento T3 usado em Aveiro. É obra”.