Aveiro: Câmara e Assembleia levantam a voz contra o "esquecimento" e a "perda de poder". Presidente da AMA "ressuscita" força distrital.

2023-05-12 15:31

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A relação de Aveiro com o Estado Central marcou os discursos do Feriado Municipal.

Presidente da Câmara e presidente da Assembleia Municipal convergiram na questão de fundo mas com abordagens diversas.

Luís Souto diz que Aveiro tem vindo a perder peso e com isso tem sofrido penalizações na incapacidade dos Governos para resolverem problemas.

Souto alerta que a base distrital não se deve perder e chegou mesmo a dizer que os governos civis tinham a virtude de levar a voz dos municípios ao Governo.

Causas perdidas mas que não devem deixar Aveiro na condição de município derrotado em dossiês como a antiga lota, a ria ou a luta contra portagens (com áudio).

O representante da Assembleia apelou a que não se perca a dimensão distrital que sempre deu peso a Aveiro que se tem vindo a perder com a ligação dos municípios do norte à área metropolitana do Porto.

Ribau Esteves passou em revista algumas destas questões para reclamar a concretização de projetos há muito desejados.

A ampliação e qualificação do centro hospitalar, a criação do curso de medicina e a gestão da bacia da frente ribeirinha de São Jacinto são apontados como exemplos de áreas que exigem uma governação determinada.

Ribau diz que, até agora o país, tem assistiudo ao contrário dessa desejada gestão (com áudio).

“Quero deixar uma palavra de estímulo ao Governo de Portugal, para que se concentre na governação e que governe bem, seja corajoso e tome as decisões mais apropriadas ao tempo que vivemos e ao futuro que vamos viver, independentemente de não serem as que fazem o melhor título do dia seguinte nas publicações da Comunicação Social”.

Os dois líderes políticos falaram da inauguração da renovada avenida Dr. Lourenço Peixinho e das obras no Rossio para deixar claro que depois de alguma, natural, contestação estão a chegar os dias em que os aveirenses vão poder olhar para os investimentos com outros olhos.

A capital nacional da cultura, a recuperação financeira da autarquia, o apoio à recuperação financeira de São Jacinto são elementos que Ribau Esteves coloca como marcantes na gestão municipal.

“São quase dez anos de uma nova vida e de uma nova dinâmica da Câmara Municipal de Aveiro, politicamente relevante e realizadora de forma sustentável, que voltou a ser uma relevante força do Município, um ativo motor auxiliar do tecido produtivo a que as nossas Empresas dão vida como motor principal, uma garantia de qualidade para os Cidadãos”.

O Município distinguiu o Instituto de Telecomunicações / IT (Medalha de Mérito Municipal em Prata); Pedro Machado da TCP (Medalha de Mérito Municipal em Prata); o cartonista Armando Regala (Medalha de Mérito Municipal em Cobre); o nadador Diogo Filipe de Almeida Rego (Medalha de Mérito Municipal em Cobre) e o alfaiate Hernâni Mário dos Santos (Medalha de Mérito Municipal em Cobre).

Em nome dos homenageados, o presidente da Turismo do Centro assumiu uma relação especial com Aveiro pelos anos de gestão que leva na TCP, entidade que passou a estar sedeada em frente ao Canal Central de um município e região beneficiários de fluxos turísticos sem precedentes (com áudio).