Aveiro: BE diz que aumento nas tarifas de estacionamento é regresso ao "esbulho fiscal".

2024-02-01 07:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda diz que o aumento do tarifário de estacionamento retoma a política do “esbulho fiscal” do Município de Aveiro.

Com os aumentos do estacionamento pago a partir de Março, a autarquia assumiu que procura dissuadir a entrada de veículos na cidade com aposta do reforço das ligações a parques periféricos.

Para a estrutura local do Bloco de Esquerda a “decisão é injusta e penalizadora da população, que por força das políticas de mobilidade da Câmara Municipal de Aveiro, está forçada a recorrer ao automóvel para garantir as suas necessidades de mobilidade”.Os bloquistas falam em incongruência nas políticas e reclamam aposta na capacidade de resposta dos transportes públicos.

“O serviço de transportes públicos, concessionado a um operador privado, não só é completamente desajustado às necessidades reais da população como não promove hábitos de utilização”.

O Bloco de Esquerda considera que é preciso promover a mobilidade suave e a utilização dos transportes públicos e volta a defender a reversão da concessão dos transportes.

“Neste contexto, os aumentos anunciados pela autarquia não são mais que um esbulho fiscal, a somar aos recentes aumentos de 35% da taxa de resíduos urbanos”, resume o BE.