Autárquicas: Tribunal confirma "Aliança com Aveiro" e Ribau acusa PS de estar alinhado com "falsos independentes".

2021-09-22 16:08

Categoria: 

Concelho: 

A Coligação “Aliança com Aveiro” respira de alívio pela validação do uso do nome e passa ao ataque acusando as candidaturas independentes de falta de independência.

O Tribunal da Propriedade Intelectual de Lisboa terminou com os processos judiciais movidos contra a legitimidade política e a legalidade da Coligação Aliança com Aveiro (PSD, CDS-PP, PPM) no âmbito das Eleições Autárquicas de 2021.

A iniciativa, sob forma de providência cautelar, movida por Gilberto Ferreira, antigo membro da comissão política concelhia do PSD de Aveiro e cabeça de lista do movimento independente “Sentir Aradas”, à Junta local, foi rejeitada.

Gilberto Ferreira pretendia evitar o uso do nome "Aliança com Aveiro" por parte de Ribau Esteves tendo feito registo no momento que as relações do candidato com a concelhia do PSD ficaram tremidas.

O TPI considerou a ação de Gilberto Ferreira, “inútil, pela superveniência do dito acórdão, o prosseguimento da presente lide, destinada a prevenir o uso de um sinal, entretanto convalidado por decisão com trânsito em julgado” por parte do Tribunal Constitucional.

A Aliança com Aveiro vem a público saudar as decisões e acusar Gilberto Ferreira de “mover ações de má-fé contra o próprio Partido”.

O candidato chegou a adiantar ter suspendido a militância, mas a candidatura da Aliança com Aveiro diz que o antigo dirigente da concelhia de Aveiro protagoniza uma candidatura contra o próprio partido, contra a candidatura oficial da Coligação Aliança com Aveiro (PSD/ CDS-PP/ PPM), à Freguesia de Aradas.

No momento em que a guerra de palavras sobe de tom, a Aliança com Aveiro denuncia o que diz ser a “relação promiscua entre Gilberto Ferreira, membro da Comissão Política do PSD Aveiro, e o Movimento Juntos pelo Rossio cujo presidente David Iguaz é o candidato do PS a Presidente da Junta da Glória e Vera Cruz, que utilizaram a mesma advogada nos processos movidos contra a coligação Aliança com Aveiro e a Câmara Municipal de Aveiro no âmbito da obra do Rossio”.

Em nota divulgada esta tarde, a candidatura liderada por Ribau Esteves foi mais longe e acusou as candidaturas de PS e independentes de estarem alinhadas.

“A promiscuidade entre Gilberto Ferreira e o PS ficou bem mais evidente na apresentação da candidatura Sentir Aradas, onde esteve presente Anabela Saraiva, candidata do PS àquela Freguesia e que teve a retribuição na passada semana, com a presença de Gilberto Ferreira, na apresentação de Anabela Saraiva”.

Ribau Esteves arrasa o que diz ser a movimentação de partidos e independentes em ações de apoio mútuo e conclui que a máquina instalada é feita de ações de contrapoder.

“São mais evidências da coligação negativa que o PS construiu numa amálgama de antis, demonstrando que de facto não é alternativa capaz à Aliança com Aveiro”.