Águeda: Reabilitação de casas em Vale Domingos vai custar cerca de 2,5 milhões de euros.

2024-05-18 12:42

Categoria: 

Concelho: 

A reabilitação de bairro em Vale Domingos vai custar cerca de 2,5 milhões de euros.

É o valor base do concurso público para a requalificação de 30 apartamentos devolutos.

A Câmara de Águeda lançou, esta quinta-feira, em reunião do Executivo Municipal, o concurso público para a reabilitação de 30 apartamentos no Bairro de Vale Domingos, na União das Freguesias de Águeda e Borralha, por um preço base de 2,5 milhões de euros (acrescidos de IVA) e um prazo de execução de 545 dias (cerca de um ano e meio).

Este projeto, que integra a Estratégia Local de Habitação (ELH) do concelho de Águeda, diz respeito à reabilitação de 30 apartamentos devolutos (14 de tipologia T2, 12 de tipologia T3 e 4 de tipologia T4), todos com dois pisos e logradouro na parte exterior da parcela.

A empreitada destina-se a melhorar as condições de habitabilidade dos apartamentos, no que respeita à condição física, climatização e eficiência energética dos edifícios, assim como na garantia de acessibilidade generalizada para pessoas com mobilidade reduzida, tanto internamente nos apartamentos como no acesso da via pública às habitações.

A obra deverá ser executada por fases, sendo que na primeira serão requalificados três T2, três T3 e um T4, que servirão de suporte para o realojamento temporário das famílias que terão de sair das suas casas durante as respetivas obras.

Refira-se que esta é uma das empreitadas que integra a ELH do Concelho de Águeda e que foi submetida, com um conjunto de outros projetos, a candidaturas ao Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1.º Direito, financiado a 100% no âmbito do PRR.

Nesta fase, foram submetidas candidaturas para a construção e reabilitação de 125 habitações em todo o concelho, que representam um investimento global de 14,8 milhões de euros.